Navegar

24/01/2020

Natal recebe medalhistas da OBM na 23ª Semana Olímpica

Natal que se prepare, porque uma turma fera nos números está chegando para agitar a capital potiguar. Entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro, a 23ª Semana Olímpica vai receber medalhistas de 2019 da 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e da 1ª edição do Torneio Meninas na Matemática (TM²) para um treinamento intensivo e para as cerimônias de premiação.

Ao todo, 133 estudantes dos ensinos fundamental, médio e universitário vão participar do evento promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O ponto alto da Semana Olímpica é a cerimônia de premiação da OBM e da TM², na sexta-feira (31), mas até lá os estudantes vão participar de um treinamento intensivo com aulas, sessões de estudo, palestras, simulados e provas. A programação foi elaborada por uma equipe de 31 professores especialistas em matemática olímpica de todo país. 

Leia também: O mundo sob a perspectiva singular de Juan Viu Sos
Alcides Carvalho defende tese sobre geometria diferencial
Em seu sétimo país, ‘cigana’ Luna Lomonaco chega ao IMPA

É também durante a 23ª Semana Olímpica que ocorrem os primeiros testes de seleção para as competições internacionais de matemática. Na terça-feira (28), os estudantes farão o primeiro teste para formar a equipe que representará o Brasil na Olimpíada do Cone Sul, no Paraguai, e da Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP). No mesmo dia, as alunas farão a prova que ajuda a escalar a equipe que representará o Brasil na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO) 2020, sediada em Egmond, na Holanda. 

A EGMO foi a inspiração para a criação do Torneio Meninas na Matemática (TM²) que teve a primeira edição em 2019. O objetivo da competição é incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na matemática, e desenvolver um ambiente estimulante para que as alunas se interessem pela disciplina.

A 23ª Semana Olímpica em Natal conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat) e patrocínio da fintech de serviços financeiros, Stone.

Leia também: A luz é feita de quê? Confira na coluna de Viana, na Folha
Medalhista da OBMEP participa de ‘Encontro com Fátima’