Navegar

21/01/2020

Medalhista da OBMEP participa de ‘Encontro com Fátima’

Foto: Reprodução TV Globo

O medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Wellington Leite, esteve no programa da TV Globo “Encontro com Fátima” nesta segunda-feira (21). No palco, o jovem alagoano relembrou quando chegou a estudar sob a luz do poste da rua onde mora com a mãe na periferia de Maceió, durante a preparação para a competição. 

Leia também: Em seu sétimo país, ‘cigana’ Luna Lomonaco chega ao IMPA
Lyra apresenta trabalho sobre sistemas previdenciários
Na Folha de S. Paulo, o estranho caso do número 6174

Os dois tiveram a energia cortada, após atrasos no pagamento das contas. O que Wellington garante que não foi empecilho para seguir com os estudos: “quando você quer muito alguma coisa os problemas não interferem. É de acordo com a sua vontade de querer melhorar”, declarou à apresentadora Fátima Bernardes.

Para Wellington, participar de competições olímpicas foi transformador. “Sabia das dificuldades que tinha, mas tentei me dedicar. Quando começamos a estudar para a olimpíada, pensei naquilo com o intuito de ajudar a minha família.” Agora, o estudante se prepara para uma mudança ainda maior. 

Foto: Reprodução TV Globo

Em fevereiro, Wellington chega ao Rio de Janeiro, onde vai cursar a faculdade de matemática na Fundação Getúlio Vargas (FGV) com auxílio de uma bolsa de estudos. “Desde pequeno sempre gostei de matemática, e é isso que quero para a minha vida. Gosto de desafios”, garante com satisfação. A entrevista completa está disponível no Globoplay

Leia também: Workshop mostra soluções matemáticas para empresas
Programa de Verão promove mergulho na matemática