Navegar

07/04/2021

Na Folha, Viana fala sobre futuro do IMPA com novo campus

Fotomontagem do novo campus do IMPA/ Divulgação

Reprodução da coluna de Marcelo Viana, na Folha de S.Paulo

Faz 40 anos que o Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) se mudou para sua primeira sede própria, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro. A nova casa permitiu ao instituto ampliar e aprofundar suas atividades de pesquisa e ensino, numa caminhada que fez dele um dos grandes centros mundiais da matemática, culminando na medalha Fields, maior premiação da área, vencida em 2014 pelo pesquisador Artur Avila.

Neste período, o número de alunos formados a cada ano triplicou, e o corpo científico cresceu com grupos de pesquisa em áreas como álgebra, otimização, probabilidade, dinâmica dos fluidos (voltada para a indústria do petróleo) e visão e computação gráfica, com aplicações em multimídia de vanguarda.

Leia mais: ‘Formação dada aos professores no Brasil é deficiente’, diz Viana
‘Tirinhas de Vidro’ mostram diversidade de materiais vítreos
Encontro Mundial para Mulheres em Matemática será em 2022

Ao mesmo tempo, a sede própria deu ao Impa os meios para expandir sua contribuição à sociedade brasileira na educação e na disseminação da matemática, com destaque para a formação de professores, a criação do Portal da Matemática e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que reúne 20 milhões de alunos. Facultando o acesso amplo e gratuito ao conhecimento, essas iniciativas cumprem importante missão de inclusão.

Quatro décadas depois, o Impa inicia a construção de um novo campus, em terreno adjacente à sede atual, adquirido em 2014 por doação privada. As instalações terão infraestrutura comparável à dos melhores centros mundiais e permitirão elevar a contribuição social do Impa.

Nesta nova fase, o instituto vai ampliar parcerias tecnológicas com empresas brasileiras para resolver problemas concretos do setor produtivo e reforçar sua presença na educação, pela formação de alunos e professores, a popularização científica e a universalização da Obmep.

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal

Leia também: Construção do novo campus do IMPA é destaque em O Globo
No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Marcus de Oliveira