Navegar

29/08/2022

Mulheres são 47% de bolsistas INCTMat

O INCTMat (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática) divulgou o resultado final dos candidatos aprovados para bolsa de iniciação científica nas áreas de “matemática” e “matemática aplicada”. Ao todo, 15 alunos foram selecionados, sendo que 40% (sete) são mulheres. O início dos estudos será entre setembro e outubro de 2022, com período de execução de 12 meses. 

O auxílio concedido é de R$ 400, via Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O INCTMat entrará em contato com os aprovados por e-mail. As bolsas de iniciação científica são de especial importância para que estudantes se iniciem nas atividades de pesquisa e se aprofundem no estudo de novos temas. 

Na Folha, Viana fala sobre aprendizagem de máquina
 
A chamada pública tinha sido aberta em 10 de junho deste ano e as inscrições se encerraram um mês depois. A seleção dos alunos foi feita pelos Centros em Desenvolvimento associados ao INCTMat e Programas de Pós-graduação stricto sensu aprovados pela CAPES.
 
O INCTMat recebeu aportes de agências de fomento recentemente e prepara novas seleções de bolsistas de Iniciação Científica e pós-doutorado para 2023. 

Além disso, a entidade está com chamada pública aberta para apoio a eventos científicos presenciais realizados no Brasil. As inscrições terminam no dia 1º de setembro.

A iniciativa vai conceder auxílio financeiro de até R$ 20 mil para as instituições e universidades selecionadas. Os eventos precisam estar programados para ocorrer entre janeiro e junho de 2023. Mais informações na página do INCTMat.

O INCTMat é um projeto sediado no IMPA e que tem como principal entidade executora o instituto. O objetivo da iniciativa é promover a expansão e a consolidação da matemática brasileira, por meio do apoio a eventos científicos, assim como da submissão de candidatos às bolsas de iniciação científica e pós-doutorado através do CNPq e da CAPES.

 Os candidatos aprovados são: 

Alisson Thiago de Souza Arias

Auanny Silva Braga

Bárbara Costa Faria Pereira

Beatriz Signori Lonardoni

David Tavares da Silva

João Mateus Sousa Nascimento

Leonardo de Salles Amaral

Luana Bankersen

Nicolas Danielski da Silva

Pedro Henrique Amorim Alves

Pedro Henrique Correa de Almeida

Rafael Romero

Raquel Nogueira Aiello

Samorane de Jesus Ramos

Sofia Sampaio Lacerda

Leia também: John Lennon ou McCartney: quem compôs “In my life”?
IMPA 70 anos: série ‘Histórias do IMPA’ homenageia funcionários