Navegar

02/05/2019

Missa de 7º dia de Maurício Peixoto será nesta sexta-feira (3)

A missa de 7º dia em memória de Maurício Peixoto, um dos fundadores do IMPA, será celebrada nesta sexta-feira (3), às 19 horas, na igreja da Matriz (rua Voluntários da Pátria), 287, Botafogo. Pesquisador emérito do IMPA e matemático de renome internacional, ele morreu no último domingo (28), aos 98 anos, no Rio de Janeiro. 

Com mais de 40 trabalhos publicados, seu talento foi reconhecido ao longo da vida. Em 1969, recebeu o Prêmio Moinho Santista, então considerado um dos mais tradicionais estímulos à produção intelectual brasileira. Em 1987, ganhou o Prêmio de Matemática da Academia Mundial de Ciências (TWAS). Recebeu ainda a Grã-Cruz e a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, entre outras homenagens.

Leia também: Matemático se dedicou a escola rural em Petrópolis, por décadas
Maurício Peixoto se confunde com a história da matemática
Leia obituário de Maurício Peixoto na Folha de S. Paulo

Em 1952, ao lado de Lélio Gama e de Leopoldo Nachbin, Maurício fundou o IMPA. De início, o instituto não dispunha de sede própria: foi alojado temporariamente numa sala da sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (criado três anos antes), na Praia Vermelha, zona sul do Rio de Janeiro. Primeira unidade científica do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), o IMPA nasceu com o objetivo de estimular a pesquisa científica em Matemática, formar pesquisadores, difundir e aprimorar a cultura matemática no Brasil.

No IMPA, desenvolveu estudos importantes. O Teorema de Peixoto, que caracteriza os campos de vetores estruturalmente estáveis em variedades compactas de dimensão 2, foi um marco matemático no Brasil e no mundo, relacionado a Sistemas Dinâmicos.

Maurício Peixoto presidiu o CNPq em 1979 e 1980. No ano seguinte, assumiu a presidência da Academia Brasileira de Ciências, onde entrara como membro em 1949. Exerceu o cargo por dez anos, até 1991, quando se tornou pesquisador emérito do IMPA. Cinco anos depois, foi nomeado membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.