Navegar

17/08/2022

Ministro da Educação, Victor Godoy visita a sede do IMPA

Mauro Rabelo, Marcelo Viana, Victor Godoy, Karine Santos, Claudio Landim e Maristela Carvalho

O ministro da Educação, Victor Godoy, visitou o IMPA nesta quarta-feira (17), acompanhado dos secretários Mauro Rabelo (Educação Básica), Karine Santos (Modalidades Especializadas) e Carlos Nadalim (Alfabetização). Recebidos pelo diretor-geral, Marcelo Viana, e pelo diretor-adjunto, Claudio Landim, eles conheceram as atividades do IMPA de pesquisa, formação, divulgação matemática e interação com o setor produtivo.

Durante a visita, os membros do MEC foram apresentados aos novos projetos do IMPA, como a construção do novo campus sustentável, o novo curso de graduação do instituto e a expansão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com a realização da 1ª Olimpíada Mirim para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas.

Leia mais: Na Folha: ‘paradoxo de Polanyi’ impede a inteligência artificial?
Obra expressa complexidade e beleza da Faixa de Moebius
Matemática ajudou abelhas e peixes a sobreviver

“É um fato científico que toda criança gosta de matemática antes de entrar na escola. Este ano, estamos apostando na iniciativa da Olimpíada Mirim, uma oportunidade de transformar a relação dos jovens com a disciplina”, comentou Marcelo Viana, sobre a olimpíada. 

Graduação do IMPA

Viana ainda falou sobre a criação do curso de graduação do IMPA, que será sediado no hub de inovação do Porto Maravalley, Zona Portuária do Rio de Janeiro, projeto em parceria com a Prefeitura do Rio.

“A ideia de criar um curso de graduação que une matemática e tecnologia promove a formação de novos pesquisadores que vão desenvolver a área no Brasil. A ideia é ter no Brasil polos de desenvolvimento científico-tecnológicos, cursos específicos com alunos para formar massa de profissionais para inovar e revolucionar o país e o mundo”, disse o ministro. “O que estamos plantando é o futuro e o IMPA pode contar com o nosso apoio”, concluiu.

Além de visitar salas de aulas, a biblioteca e o auditório, a comitiva conheceu o terreno onde está sendo construído o novo campus do IMPA, no Jardim Botânico.

Leia também: Étienne Ghys lança “Um passeio matemático singular”
 Tese de Letícia Mattos vence Prêmio CAPES