Curso de Verão reúne brasileiros e estrangeiros no IMPA
Para alguns estudantes, o mês de janeiro é sinônimo de férias e descanso, mas para as turmas do Curso de Verão do IMPA 2023, o período é uma oportunidade de aperfeiçoamento dos estudos, de especialização em diferentes áreas e também de ampliação das redes de contato.
Com foco no futuro, diversos alunos, brasileiros e estrangeiros, começaram a movimentar os corredores do instituto na manhã desta segunda-feira (2). Entre eles, inúmeros participantes de diferentes olimpíadas de matemática, como a universitária Maria Clara Werneck, 21 anos, aluna do 7º período de Matemática da PUC-Rio.
A estudante, que coleciona medalhas de prata e bronze, além de menções honrosas, na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), na OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) e EGMO (European Girls’ Mathematical Olympiad) conta como as competições influenciaram sua escolha acadêmica.
“Eu sempre gostei muito da escola, de aprender e as olimpíadas acabaram me guiando para um outro lado da matemática que nos faz refletir, pensar e demonstrar e meu objetivo aqui hoje [no programa de verão] é ampliar horizontes e identificar quais áreas gosto mais.”
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A jovem, que chegou ao IMPA nesta segunda para assistir a aula sobre “Cadeia de Markov”, obteve a melhor colocação individual do time brasileiro (20º) na EGMO.
Quem também se inscreveu na mesma disciplina foi Cristiana Nogueira, 22 anos, que concluiu a graduação em matemática pela EMAp (FGV). O objetivo da estudante é fazer do curso uma preparação para o mestrado.
“Estou aqui para interagir com outros alunos do curso, trocar ideias e experiências, me preparar um pouco mais para a pós-graduação, pois estou indo para o mestrado. Meu foco é em processo estocástico”, contou a futura mestranda aprovada para os cursos de pós-graduação da UFMG e Unicamp.
O professor da disciplina, o pesquisador do IMPA Milton Jara, acrescenta que além de todo o aprendizado, outro ponto importante do curso é a oportunidade de ampliar os contatos.
“O mais importante na minha opinião é a oportunidade de interagir tanto com pesquisadores como com outros alunos. Chamamos de alunos, mas na verdade, muitos deles já são profissionais, têm título de graduação, e ter essa interação é uma parte fundamental da pesquisa na matemática, na verdade em qualquer área da ciência”, destacou Jara.
Alunos estrangeiros
Quem também marcou presença no primeiro dia do Curso de Verão foi a chilena Francisca Aguayo, 20 anos, aluna do 5º período da Universidade do Chile. A jovem, que está pela primeira vez no IMPA, chegou a representar o seu país na EGMO e na IMO (Olimpíada Internacional de Matemática) em 2020. Entusiasmada, ela conta que se inscreveu no programa para ampliar os estudos.
“Eu estou muito interessada pelo IMPA e pelos cursos de verão, principalmente pelo tema de Grupo Fundamental porque é uma área que nós já tínhamos investigado com um professor, então estamos muito interessados nisso.”
O amigo da jovem, o chileno Matias Contreras, 19 anos, também participante de olimpíadas nacionais de matemática, conta que se interessou por diversas disciplinas do programa.
“Estou no Grupo Fundamental e Espaço de Recobrimento, mas também estou de olho em geometria diferencial.”
Programa de Verão
As atividades do Programa de Verão são completamente gratuitas e acontecem paralelamente à programação usual do instituto. Assim como nos outros anos, esta edição do verão do IMPA se estende a alunos e pesquisadores de outras instituições. Dividido em disciplinas de iniciação científica, mestrado, doutorado e seminários, o programa vai até 3 de março. As aulas também serão disponibilizadas pelo YouTube do IMPA.
Ao todo, serão oferecidas três matérias para iniciação científica, nove para mestrado, sete para doutorado e dez seminários. A lista de disciplinas está disponível no site, assim como os horários das atividades. Confira aqui. As inscrições vão até 16 de janeiro.
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