Navegar

16/01/2020

Lyra apresenta trabalho sobre sistemas previdenciários

Entre o doutorado no IMPA e o exercício do mandato de vereador na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sobra pouco tempo para Leandro Lyra se engajar em outras atividades. O sonho de se dedicar à docência foi um dos motivos que o fizeram ingressar no doutorado. “Desde quando concluí a graduação em Engenharia Elétrica no Instituto Militar de Engenharia (IME), onde fui monitor de Cálculo, carrego o ímpeto de exercer o magistério”, conta. 

Em vias de defender a tese “Equilibrium theory and social security”, o rapaz se despede do IMPA e dá um importante passo rumo a este objetivo. Orientado pelo pesquisador Aloisio Araújo, o trabalho será apresentado nesta sexta-feira (17), às 15h, na sala 224. 

Leia também: Programa usa neurociência em ensino inovador de matemática
Na Folha de S. Paulo, o estranho caso do número 6174
Workshop mostra soluções matemáticas para empresas

Nascido em Belém, mas criado em Barcarena, importante pólo industrial do Pará que abriga o maior porto do estado, Leandro diz ter tido “uma infância típica de quem cresce no interior”. Ainda na infância, o contato com a profissão exercida pelos pais, ambos engenheiros da mineradora Vale, e o convívio com bons professores incentivaram o então menino a seguir firme nos estudos. 

Na adolescência, a participação em Olimpíadas Científicas de matemática, física, química e astronomia também abriu seus olhos para o universo dos números. Ainda se lembra com precisão da emoção que sentiu ao conquistar uma menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática em 2006. “Foi absolutamente marcante. Eu estava, então, na 8ª série e vi, pela primeira vez, a minha cidade, Barcarena, aparecer no ranking de uma competição nacional.”

Aos 17 anos, deixou a pacata Barcarena para cursar Engenharia Elétrica no IME, no Rio de Janeiro. “O IME, para mim, foi uma grande escola de graduação. Por toda a formação, militar e acadêmica, eu só tenho a agradecer ao Instituto”, conta o doutorando que serviu como Oficial do Exército Brasileiro e foi orador da turma General Argus Fagundes Ourique Moreira.

Após retornar de um período na École Polytechnique de Paris para o Programa de Verão no IMPA, em 2013, Leandro ficou impressionado com a proeminência dos pesquisadores e a qualidade dos cursos do Instituto. Iniciou, então, os cursos na área de Economia Matemática e, posteriormente, ingressou na mestrado em Métodos Matemáticos em Finanças, ainda durante sua graduação no IME.

“O IMPA tem uma ótima estrutura administrativa, desde a Divisão de Ensino e a biblioteca, até o refeitório, tudo funciona para dar absoluto amparo aos alunos e pesquisadores. Qualquer um que tenha estudado aqui tem grande orgulho”, diz o doutorando, que recebeu o 10° Prêmio ANBIMA de Mercados de Capitais pela dissertação desenvolvida no mestrado.  

No doutorado do IMPA, iniciado em 2015, Lyra pesquisa sistemas previdenciários, buscando descrever a estrutura de sistemas de aposentadoria ótimos e sustentáveis através de modelos de equilíbrio de geração sobrepostas (“overlapping generations”, em inglês). O trabalho caracteriza, por exemplo, os efeitos da demografia, a trajetória das taxas de equilíbrio para contribuições e benefícios, a compatibilidade de incentivos nas regras previdenciárias e os mecanismos capazes de implementar melhorias de Pareto.

De olho nos frequentes debates acadêmicos e políticos sobre seguridade social e sistemas previdenciários que despontaram no país a partir de 2016, o engenheiro decidiu abraçar este campo de pesquisa, estudando-o sob a ótica dos modelos de Equilíbrio Geral.

“Queria contribuir, em particular, com a análise dos sistemas dos nossos estados e municípios. O desenvolver da tese acompanhou as discussões que ocorreram no país e nós pudemos levantar importantes questões envolvendo sistemas de ‘contas nocionais’ e o equilíbrio previdenciário dos entes subnacionais. Pela escala que os sistemas previdenciários assumem, e por subsistirem diversas questões não pacificadas, seja acadêmica ou politicamente, acredito ser um campo de pesquisa que mereça constante atenção.”

O capítulo numérico de sua tese, que traça as projeções dos sistemas previdenciários do estado e do município do Rio de Janeiro, foi publicado pelo Tesouro Nacional após ser agraciado com o 1º lugar no XXIV Prêmio Tesouro Nacional. O doutorando não esquece de dar os créditos ao orientador pelo reconhecimento do projeto. “Foi um privilégio ser orientado pelo professor Aloisio Araújo. Sem o trabalho que ele conduz no IMPA não teria tido metade das oportunidades que tive e, claramente, não chegaria até aqui.”

Prestes a se tornar doutor pelo instituto, Leandro acredita que a matemática é uma importante ferramenta para a sociedade. “Foi ela que me motivou a perseverar e aprofundar os estudos, e também me deu muitas oportunidades. Desde as olimpíadas científicas, quando eu era garoto, até a defesa de tese no IMPA, nesta semana, a matemática esteve presente a cada passo que dei. Assim como foi um bom caminho para minha vida, acredito que ela seja também para as outras pessoas. Saber matemática nos habilita a compreender e atuar melhor no mundo”, conclui.

Leia também: Programa de Verão promove mergulho na matemática
Medalhista do Acre é primeira da família a entrar na universidade