Navegar

22/09/2022

Martina Barcellos defende tese nesta sexta-feira (23)

Quando era criança, Martina Negrin Barcellos descobriu o amor pelos números ao ver seu pai resolver problemas de matemática. Apesar do gosto ter surgido cedo, a doutoranda não imaginava que apresentaria uma tese sobre álgebra no IMPA. Nesta sexta-feira (23), às 15h30, Martina conclui o ciclo no instituto com a tese intitulada “Fatorização Gerbes e Dilogaritmos”. A defesa será transmitida pelo YouTube do IMPA.

Nascida e crescida em Buenos Aires, Argentina, Martina é filha de uma brasileira e um uruguaio. Graduou-se em ciências matemáticas na Universidade de Buenos Aires (UBA) e chegou ao IMPA para fazer o doutorado. Desde que entrou no instituto, nutre uma relação de admiração pela instituição. “A grande qualidade humana de professores e funcionários é o mais importante!”, afirma.

Leia mais: Aos 70, IMPA fortalece diálogo de ciência com setor produtivo
Folha: Matemática contribui com 18% do PIB da França
Prêmio IMPA de Jornalismo está com inscrições abertas

O trabalho, orientado pelo pesquisador do IMPA Reimundo Heluani, investiga “gerbes de fatorização sobre o esquema de Picard de uma curva algébrica suave”. A doutoranda comenta que o apoio de seu orientador foi essencial para o desenvolvimento da tese. “Estou muito agradecida ao meu orientador, pela sua generosidade, aprendi muito”, diz.

Em seu tempo livre, Martina gosta de dançar e de dar aulas e, no futuro, se vê trilhando caminho na docência. “Quero continuar contribuindo para ensino e divulgação da matemática. Acho a matemática bonita e fascinante! Vejo muita beleza nas ideias e na abstração”, conclui.

Leia também: Festival mostra que matemática pode ser divertida e inovadora
IMPA 70 anos: uma vida entre as flores do instituto