Navegar

14/06/2022

Marcelo Viana fala sobre pesquisa na América Latina

Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, fala sobre os desafios e oportunidades da pesquisa matemática na América Latina em entrevista para o Springer Math Podcast. O apresentador Robinson dos Santos, editor de matemática do podcast, recebeu o diretor-geral para uma conversa sobre o papel do instituto no desenvolvimento de pesquisa matemática na região. O episódio completo está disponível no site do Springer Math Podcast

Na entrevista, Viana relembra sua história com a comunidade matemática do IMPA. O matemático concluiu o doutorado no instituto, em 1990, seis anos após finalizar a graduação na Universidade do Porto, em Portugal. “Eu aproveitei muito a liberdade que tive para dedicar o meu tempo para pensar sobre matemática e também a interação entre os visitantes e alunos. Fui definitivamente conquistado pelo instituto!”, relembrou Viana.

Leia mais: Visgraf promove série de seminários sobre o metaverso
Reportagem sobre o IMPA é destaque na capa do Globo
INCTMat abre chamada pública para bolsa de iniciação científica

Desta época até os dias de hoje, o diretor-geral reconhece que houve um grande salto no reconhecimento do IMPA em meio ao público geral. “O instituto se tornou, nos últimos anos, uma espécie de ‘marca própria’, em parte porque nós organizamos a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com cerca de 20 milhões de crianças todos os anos. Essa é uma das razões, claro que não a única, pela qual as pessoas reconhecem o nome e o impacto do IMPA. A medalha Fields conquistada por Artur Avila também projetou muito o IMPA em termos de reconhecimento”, Viana comentou.

A entrevista também abordou a celebração do aniversário de 70 anos do instituto e sua contribuição para o desenvolvimento da pesquisa matemática na América Latina. “Um dos aspectos bastante concretos é o ensino e treinamento de alunos. Cerca de 50% dos alunos da pós-graduação do IMPA vem de fora e, claro, a grande maioria é de países vizinhos na América Latina”, disse Viana. “Em torno de 25% dos alunos que se graduam aqui voltam para os seus países. Nós consideramos isso um investimento valioso, porque estas pessoas se tornam ‘embaixadores’ da matemática brasileira, e também costumam ser líderes nas suas próprias comunidades”, ele completou.

O “Springer Math Podcast” é sobre matemática e pessoas que a desenvolvem. Os episódios combinam desenvolvimentos recentes e visões para o futuro do campo. A entrevista completa com Marcelo Viana está disponível no site do podcast. 

Leia também: Funcionárias se reúnem para campeonato de sinuca
Étienne Ghys fala sobre divulgação científica