Navegar

13/06/2022

Inscrições para bolsas de IC do INCTMat vão até domingo (10)

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat) está selecionando candidatos às bolsas de Iniciação Científica nas áreas de ‘matemática’, ‘matemática aplicada’ e ‘estatística’. A iniciativa do INCTMat, via Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), irá conceder auxílio de R$ 400 para os projetos selecionados. As inscrições terminam neste domingo (10).

A oportunidade oferece bolsas a 15 projetos com duração de 12 meses. O início das atividades será entre setembro e outubro deste ano. A seleção será feita a partir dos Centros em Desenvolvimento associados ao INCTMat e Programas de Pós-graduação stricto sensu aprovados pela CAPES. 

Leia mais: Étienne Ghys fala sobre divulgação científica
Brasil confia mais na ciência do que outros países
Na Folha: Francesa Sophie Germain usou pseudônimo masculino

O vice-coordenador do INCTMat, Lorenzo Díaz, afirmou que o projeto recebeu novos aportes de agências de fomento e, para 2023, prepara a divulgação de novas chamadas públicas para seleção de candidatos às bolsas de Iniciação Científica, pós-doutorado e também eventos científicos no Brasil.

“As bolsas de iniciação científica são de especial importância, pois permitem que os estudantes interessados se iniciem nas atividades de pesquisa e se aprofundem no estudo de novos temas. Na situação pós-pandemia atual, onde os estudantes têm sofrido especialmente com o isolamento dos últimos anos, estas bolsas abrem novas perspectivas. Esperamos que a chamada seja bem concorrida”, afirma o vice-coordenador.

Para se candidatar, os professores interessados devem enviar a solicitação através da coordenação do Programa de Pós-graduação ou do responsável pelo Centro em Desenvolvimento. Serão aceitos no máximo dois pedidos por unidade. O edital está disponível no site do INCTMat.

As solicitações serão analisadas pelo Comitê Gestor do INCTMat e o resultado divulgado até o dia 26 de agosto.

Leia também: Concurso seleciona alunos para visita a polo aeroespacial
Ex-ministro de Portugal recebe Medalha Tiradentes