Navegar

10/06/2022

Étienne Ghys fala sobre divulgação científica

Étienne Ghys

Desde a sua fundação, o IMPA tem um longo histórico de cooperação com pesquisadores internacionais. Um dos casos mais emblemáticos é o trabalho desenvolvido com o matemático francês Étienne Ghys, pesquisador honorário do instituto. Ele é conhecido no mundo todo não só pela sua contribuição para a pesquisa matemática, mas também por seu trabalho em divulgação científica, reconhecido pelo prêmio de Disseminação do Conhecimento Matemático do Instituto Clay.

Como parte das comemorações dos 70 anos do IMPA, o diretor-geral, Marcelo Viana, entrevistou o matemático para falar sobre sua trajetória e sobre seu vínculo com o instituto. O relacionamento de Étienne com o IMPA começou em 1978, quando ele esteve no Brasil pela primeira vez através de um acordo de cooperação científica, uma alternativa na França ao serviço militar. Ao longo destes mais de 40 anos, o matemático voltou diversas vezes ao país para realizar projetos e participar de congressos e eventos de divulgação científica.

Leia mais: Brasil confia mais na ciência do que outros países
Na Folha: Francesa Sophie Germain usou pseudônimo masculino
Concurso seleciona alunos para visita a polo aeroespacial

Na conversa, ele falou sobre a importância de dialogar sobre matemática. “Uma das dificuldades da matemática é que ela cresceu muito nos últimos 50 anos e o resultado é que um matemático não entende o trabalho do outro. Então temos que dialogar entre matemáticos, entre outros cientistas e, finalmente, dialogar com todo mundo, com as crianças, com o cidadão. É necessário reflexão sobre como dialogar com públicos bem definidos e sobre como adequar o que você quer dizer para eles”, disse Ghys

O pesquisador é diretor de pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS); secretário perpétuo da Académie des Sciences, na França; foi palestrante do Congresso Internacional de Matemáticos em 1990, 2006 e 2014; além de ser o primeiro a receber o prêmio de Disseminação do Conhecimento Matemático do Instituto Clay, nos Estados Unidos.

A entrevista completa está disponível no Youtube do IMPA.

Leia também: Ex-ministro de Portugal recebe Medalha Tiradentes
18,1 milhões de alunos fazem prova da OBMEP nesta terça (7)