Navegar

19/07/2019

Marcelo Viana é palestrante convidado do ICIAM, na Espanha

Palestrante convidado do 9º Congresso Internacional de Matemática Industrial e Aplicada (ICIAM), o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, apresentou trabalho sobre expoentes de Lyapunov, nesta sexta-feira (19). O evento é dedicado aos avanços na área e aborda uma série de tópicos interdisciplinares para mostrar as relações entre ciência, engenharia e indústria. 

A palestra de Viana, ministrada no Campus de Blasco Ibáñez da Universidade de Valência (Espanha), abriu o último dia do congresso, que começou na segunda-feira (15). O matemático apresentou uma pesquisa de resultados, clássicos e recentes, na teoria matemática dos expoentes de Lyapunov, além de uma projeção para o futuro do campo.

Leia também: Medalhista da OBMEP desfila em carro de bombeiros
Étienne Ghys e seu ‘passeio matemático singular’
De astrônomo mirim a pesquisador do IMPA

Em entrevista à ICIAM TV, Viana falou sobre o impacto do conceito nas análises de sistemas dinâmicos e o progresso da Matemática brasileira, destacando o papel dos pesquisadores Elon Lages Lima (1929-2017), Maurício Peixoto (1921-2019), Manfredo do Carmo (1928-2018) e Jacob Palis. 

Viana comentou a importância da divulgação científica. “Falar com o público em geral é algo que nós, matemáticos, temos certo medo de fazer porque não o podemos fazer do mesmo jeito que falamos com nossos colegas matemáticos. É importante por razões políticas. Se a sociedade não entender o que nós fazemos, como vai nos apoiar?”, questionou. 

Leia também: Encontro de Matemática aproxima culturas no IMPA
Conheça os finalistas do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo 2019