Navegar

23/05/2018

'Mentalidades Matemáticas' discute abordagens inovadoras

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, e o diretor-adjunto, Claudio Landim, participaram nesta terça-feira (22) do Seminário Mentalidades Matemáticas, promovido em São Paulo pelo Instituto Sidarta, Fundação Lemman e Fundação Itaú Social.

O seminário abordou o trabalho desenvolvido pela matemática inglesa Jo Boaler, professora da Universidade Stanford. Boaler dedica-se à promoção da reforma da educação matemática.

Leia também: Tese analisa problemas de probabilidade discreta
Visgraf apresenta nova fase do experimento ‘The Tempest’
Na Britânica, Clube de Matemática recepciona Viana

Cofundadora do Youcubed,  centro de Stanford que fornece recursos de educação matemática para professores, alunos e pais, a pesquisadora escreveu oito livros — alguns deles lançados no Brasil — com o objetivo de melhorar a educação matemática nos EUA e no Reino Unido. 

O seminário ainda contou com presença de Jack Dieckmann, professor e diretor do Centro de Estudos Youcubed da Universidade Stanford. Jo Boaler participou por videoconferência. No evento, o livro mais recente da professora, “Mentalidades matemáticas na sala de aula”, foi lançado no Brasil.

“O seminário foi construído em torno das ideias da professora Jo Boaler da Universidade Stanford, que vem propondo uma abordagem abrangente e inovadora ao ensino da Matemática, incorporando os avanços mais recentes da ciência. Temos muito a ganhar em compreender esta abordagem”, disse Viana.

Leia também: Noite de matemática e cerveja enche bar no Jardim Botânico 

IMPA e SBM lançam prêmio nacional de Jornalismo
‘A força gravitacional não pode ser ignorada’, diz Atiyah