Navegar

14/01/2022

Live 'IMPA 70 anos: passado, presente e futuro' será na terça

Para dar início às comemorações de seus 70 anos, o IMPA realiza, na próxima terça-feira (18), uma live com diretores e pesquisadores para falar sobre a história e atuação do instituto. A conversa “IMPA 70 anos: passado, presente e futuro” será transmitida no YouTube do IMPA, às 14h, e contará com a participação do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, do diretor-adjunto e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, e dos pesquisadores do instituto Carolina Araujo e Artur Avila. 

O encontro fará uma breve introdução da história do instituto, com detalhes sobre a sua fundação, e tratará de marcos da atuação do IMPA, como a realização da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e de programas de formação voltados para professores da educação básica, a organização dos Colóquios Brasileiros de Matemática, entre outros.

Leia mais: IMPA participa da Rio Innovation Week
Divulgados os classificados para vaga de analista de compras
Na Folha, as propriedades mágicas dos números inteiros

Primeiro matemático latino-americano a conquistar a medalha Fields, considerada o “Prêmio Nobel da matemática”, Artur Avila vai falar sobre o impacto do IMPA na sua formação. Acione o lembrete e não perca a live!

Comemorações de 70 anos do IMPA

A transmissão faz parte de uma série de atividades que o IMPA está lançando para comemorar os seus 70 anos, que serão completados em 15 de outubro de 2022. Ao longo dos próximos meses, vamos falar, em diferentes formatos — reportagens, vídeos, lives, eventos, posts, quizes e enquetes —, dos pontos mais marcantes da atuação do instituto, costurando seu passado, presente e futuro. Cada mês terá um tema principal, definido por marcos temporais da instituição. 

As festividades culminam numa conferência internacional, realizada entre 17 e 21 de outubro de 2022, que reunirá renomados pesquisadores de todo o mundo. Acompanhe as nossas redes sociais e celebre com a gente o sucesso do IMPA!

Leia também: José Eduardo Ayres apresenta tese sobre sistemas dinâmicos
INCTMat vai financiar eventos científicos com até R$ 10 mil