Navegar

07/01/2022

INCTMat vai financiar eventos científicos com até R$ 10 mil

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat) lançou, nesta terça-feira (4), uma chamada pública de apoio a eventos científicos realizados no Brasil. A iniciativa vai conceder auxílio financeiro de até R$ 10 mil para instituições e universidades que tenham eventos programados entre maio e dezembro de 2022. Para se inscrever, é preciso preencher um formulário online e enviar um projeto detalhado de proposta, em formato livre, para o endereço de e-mail inctmat@impa.br até 31 de janeiro. 

Vice-coordenador do INCTMat, Lorenzo Díaz afirma que o edital é “uma pequena aposta otimista” na volta deste tipo de reunião. “A maioria dos eventos aprovados no último edital teve que ser cancelada devido à pandemia da Covid-19. Estamos completando quase dois anos sem eventos presenciais no Brasil, o que obviamente tem gerado bastante frustração na comunidade matemática. Felizmente, o avanço da vacinação no país permitiu abrigar algum otimismo e pensar na abertura de um novo edital para eventos a partir de maio”, compartilha.

Díaz ressalta que o edital está atento ao rigor com os protocolos sanitários. “Adaptações serão necessárias para os novos tempos e todos teremos que aprender a lidar com as mudanças. No edital chamamos a atenção da necessidade dos eventos apoiados pelo INCTMat sigam estritamente os protocolos sanitários. Esperamos não estar errados e que os eventos aprovados finalmente aconteçam e sejam um sucesso.” 

A seleção vai priorizar propostas de atividades presenciais que reflitam de forma adequada a diversidade de gênero e regional da comunidade matemática nos respectivos comitês científicos, comissões organizadoras e relação de palestrantes. Esta edição da chamada contemplará, excepcionalmente, eventos em formato híbrido.

Os critérios avaliados pela chamada são: qualidade científica e acadêmica, relevância científica do evento em relação ao contexto local, impacto do projeto no desenvolvimento local e regional, confiabilidade do orçamento estimado, compromisso financeiro de instituições locais e comprometimento com a diversidade na comunidade matemática.

Os resultados serão divulgados em 25 de março.