Navegar

10/01/2022

IMPA apresenta projetos com setor produtivo na Rio Innovation Week

O IMPA será um dos participantes da Rio Innovation Week, o maior evento de inovação e tecnologia da América Latina, que acontece entre 13 e 16 de janeiro no Jockey Club do Rio de Janeiro, na Gávea. Na sexta-feira (14), o pesquisador do instituto Paulo Orenstein vai apresentar a palestra “Quantificando a Incerteza de Métodos de Inteligência Artificial e suas Aplicações na Saúde”, às 12h45, no palco Health Tech. 

Orenstein falará sobre o Centro de Projetos e Inovação IMPA, o Centro Pi, e a parceria com a DASA. O trabalho do IMPA e do laboratório resultou em um algoritmo capaz de estimar com grande precisão o volume de líquido amniótico no útero de gestantes pela leitura de imagens 3D de ressonância magnética, o que pode ajudar na identificação de patologias e reduzir riscos na gravidez. 

Durante todo o evento, o IMPA terá um stand, que ficará no número 16 do espaço Vila da Ciência, dedicado a institutos voltados à pesquisa científica. No local, o público poderá conhecer melhor os projetos desenvolvidos no instituto, principalmente no Centro Pi.

Ao longo dos quatro dias da Rio Innovation Week, 500 palestrantes vão trazer ao público discussões sobre turismo, negócios, saúde, startups, agronegócio, sustentabilidade e marketing. Entre eles, estão nomes como Richard Branson, fundador do grupo Virgin, que conversa com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, e Steve Wozniak, cofundador da Apple. Os painéis “Inovação e Natureza como uma história global” e “Planeta Oceano” terão a presença da ambientalista Céline Cousteau, e os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Miami, Francis Suárez, vão debater os desafios de transformar uma cidade em polo de inovação e incentivar a geração de novos negócios.

O objetivo do evento é promover a integração entre investidores, empreendedores, executivos, representantes do governo e profissionais do futuro, além de transformar o Estado do Rio em referência em inovação e tecnologia e impulsionar novos negócios e oportunidades em diversos setores. As palestras vão ocorrer em 15 palcos espalhados pelo Jockey Club, em espaços como Vila da Ciência, Sociedade 5.0, Batalha das Startups e Turistech Zone. Além das discussões, o evento vai reunir ainda 1.000 startups e 190 expositores.

Para participar do Rio Innovation Week, é preciso comprar ingresso através deste link

Sobre o Centro Pi

Lançado em setembro de 2021, o Centro Pi busca potencializar colaborações técnicas do IMPA com o setor produtivo. O objetivo é resolver problemas concretos e desenvolver projetos com forte aplicação das ciências matemáticas.