Navegar

03/08/2022

Palestras e painéis do ICM 2022 estão disponíveis para o público

Já estão disponíveis os vídeos com a programação completa do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, na sigla em inglês) 2022, realizado entre 6 e 14 de julho. São mais de 200 palestras e painéis dos principais expoentes da matemática mundial disponíveis na página do evento, que este ano foi realizado de forma virtual. Os vídeos da cerimônia de premiação da União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês) 2022, que aconteceu em Helsinque, na Finlândia, também estão no site.

Quatro pesquisadores do IMPA fizeram parte da programação do ICM 2022: o diretor-adjunto e coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Claudio Landim; e os pesquisadores Artur Avila, Carolina Araujo e Hubert Lacoin.

Leia mais: Lista preliminar de classificados para 2ª fase da OBMEP publicada
Na Folha: Lições das pontes de Königsberg servem à internet
Projeto de IA do Centro Pi é destaque na FAPERJ

Carolina participou da discussão sobre questões de gênero no painel “Best Practices Towards a More Diverse and Inclusive Mathematical Community” no dia 08/07. A vice-presidente do Comitê para Mulheres na Matemática da IMU falou sobre o crescente surgimento de coletivos que visam promover a inserção de mulheres na área e o papel deste tipo de organização. 

Já Lacoin apresentou, no dia 10/07, a palestra “Mixing time and cutoff for one dimensional particle systems”, moderada por Landim, em que abordou os tempos de mistura para sistemas unidimensionais, tema no qual tem se debruçado nos últimos anos em colaboração com colegas de outras universidades. 

No mesmo dia, o diretor-adjunto do IMPA participou do painel “Innovation and new forms of popularization of mathematics” e falou sobre o papel da OBMEP na educação brasileira. Ele moderou ainda outras duas palestras da seção Probabilidade.

No último dia do evento, o pesquisador Artur Avila moderou a palestra plenária “Small denominators and multiplicative Jensen’s formula”, ministrada por Svetlana Jitomirskaya, da Universidade da Califórnia. 

Clique para acessar a programação do ICM 2022.

Leia também: ‘Gosto de equações e problemas complexos’, diz Henrique
IMPA plantou 5.529 mudas nativas da Mata Atlântica