Navegar

01/12/2020

PROFMAT está com inscrições abertas até 18 de dezembro

As inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) 2021 estão abertas até 18 de dezembro, às 17h do horário de Brasília. Voltado para  professores de Matemática em exercício na Educação Básica graduados em qualquer área, o PROFMAT tem o objetivo de proporcionar a formação matemática aprofundada, especialmente a docentes de escolas públicas.

Nesta edição, serão oferecidas 1.400 vagas distribuídas em 73 instituições de Ensino Superior localizadas em todas as regiões do país. Coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) com apoio do IMPA, o mestrado é gratuito, semipresencial e validado pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima (5).

Leia mais: Curiosa, medalhista da OBMEP tem o espírito da matemática
Em palestra, Emanuel Carneiro aborda Fourier e Riemann
Research in Options chega a 15ª edição em formato de webinar

Para se inscrever, basta acessar a página oficial do PROFMAT, preencher o formulário eletrônico com dados pessoais e profissionais e pagar uma taxa de inscrição de R $76. Os candidatos devem ter diploma de graduação reconhecido pelo MEC.

Devido à pandemia do novo coronavírus, as provas serão aplicadas considerando as normas sanitárias das regiões em que se situam os campi das Instituições Associadas, como aponta o item 4.7 do edital do PROFMAT

São classificados os candidatos com as melhores notas totais, de acordo com o número de vagas disponíveis em cada campus, levando em consideração eventuais sistemas de cotas da instituição associada. Os resultados vão ser publicados pela respectiva Comissão Acadêmica Institucional até 26 de fevereiro. O edital traz informações adicionais, como a lista de instituições associadas e o cronograma.

Reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o programa surgiu para atender a demanda de formação de professores de Matemática. A SBM então elaborou uma proposta de curso baseada na experiência do IMPA no Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM). 

Criado em 2011 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o PROFMAT disponibiliza em sua página os mais de 5500 trabalhos de conclusão de curso já apresentados, além de 412 videoaulas.

Leia também: Pesquisadores do IMPA estão entre mais influentes do Brasil
Professor da UFF, Sebastião Firmo morre vítima da Covid-19