Navegar

08/02/2023

Jornalistas celebram presença feminina em webinário

 

O webinário para debater os bastidores e desafios das reportagens vencedoras do 5º Prêmio IMPA de Jornalismo celebrou o talento jornalístico feminino na manhã desta quarta-feira (8). As quatro participantes do evento, ganhadoras da primeira à terceira colocações na categoria “Divulgação Científica”, são mulheres. Nádia Pontes, da Deutsche Welle, Natália Belizário Silva e Jéssica Maes, do Podcast Habitat da Folha de S.Paulo e Christina Queiroz, da Revista Pesquisa Fapesp dividiram com o público o processo de apuração das matérias vencedoras. 

A reunião virtual foi transmitida no YouTube do IMPA, onde segue disponível e teve a mediação do coordenador de Assessoria de Imprensa e Conteúdo do instituto, Raphael Gomide.

“Estou cercado de jornalistas muito talentosas e que fizeram trabalhos de excelência para esta edição do prêmio. O objetivo do Prêmio IMPA é exatamente prestigiar e promover o jornalismo científico, a importância do trabalho que vocês fazem diariamente, de mostrar o que está acontecendo no Brasil e na ciência brasileira, o que é muito relevante para o país”, destacou Gomide ao dar início ao webinário.

Leia mais: Na Folha, Marcelo Viana fala sobre ‘paradoxo hipster’
Gugu é homenageado em evento de sistemas dinâmicos
Pesquisador se despede do Brasil em congresso no IMPA

Primeira colocada em Divulgação Científica com a série As cientistas da Amazônia”, abordando o trabalho de mulheres pesquisadoras dedicadas a estudar a floresta Amazônica, Nádia Pontes contou que o processo de apuração até  publicação da série durou cerca de oito meses. A viagem para a Amazônia ocorreu na companhia da filha de 10 meses – “parceira” de trabalho que chegou a acionar a mãe durante o webinário. 

“Levei uma bebê de dez meses para trabalhar comigo e muitas vezes, parava o processo para amamentar. Isso abriu portas para que as cientistas dividissem situações semelhantes, escolhas difíceis que tiveram de fazer para se manterem na carreira: isso me inspirou muito a continuar. Outra coisa que me marcou foi a transformação que essas mulheres viram acontecer na Amazônia.” 

A jornalista, que trabalha há 13 anos para DW, contou ainda que foi durante a estadia dela na Alemanha que surgiu a oportunidade de viajar para a Amazônia para gravar o documentário.

Segundo lugar

Natália Belizario e Jéssica Maes, que conquistaram o segundo lugar do Prêmio IMPA de Jornalismo, representaram a equipe do podcast Habitat, da Folha de São Paulo, no webinário. Elas submeteram o projeto a um edital do instituto Serrapilheira exclusivo para podcasts, o que permitiu a publicação dos sete episódios. O trabalho  discute o impacto humano na perda da biodiversidade no planeta e a possibilidade de uma extinção em massa e demorou um ano para ser concluído. 

“Apostamos nesta característica do podcast de ser muito intimista, de estar falando no ouvido da pessoa para transportá-las para o meio da Amazônia, do meio do Cerrado, contar a história dos dinossauros para sensibilizarmos as pessoas – um instrumento valioso no jornalismo”, disse Jéssica Maes. 

Segundo as jornalistas, que fizeram cinco viagens por biomas do país, a produção do podcast contou com 15 profissionais e foi mais difícil do que imaginaram, porque começou em 2020, no auge da pandemia de Covid-19. Natália Belizario celebrou a presença de jornalistas mulheres como vencedoras da categoria Divulgação Científica. “Muito feliz que somos mulheres vencedoras, e quanto isso é importante para que outras jornalistas se aventurem por esse tema”, afirmou.

Terceiro lugar

Também representando uma equipe, Christina Queiroz contou os bastidores da série “Outras Faces da Independência”, da Revista Pesquisa Fapesp. As reportagens mostraram como a Ciência foi tratada como política de Estado no Império, com benefícios econômicos e diplomáticos para o Brasil, inclusive de manutenção do território. 

Christina destacou que o objetivo do trabalho era descrever o pensamento político da sociedade na época da independência do Brasil. Para ajudar, os jornalistas repensaram a iconografia da revista. “A solução para as imagens foi convidar um artista, o Gustavo Piqueira, que tem trabalho de iconografia histórica,  e pensarmos como lançar novos olhares sobre essa história que já ficou lá atrás.” 

Com pesquisas aprofundadas, uma das matérias da série chegou a discutir o papel dos indígenas na articulação da independência. “Eles tinham leitura do pensamento político de Portugal e usavam isso em prol dos próprios interesses.”

Próximo encontro sexta-feira

Na sexta-feira (10), às 11h, o canal do IMPA no Youtube transmitirá ao vivo o segundo webinário do Prêmio IMPA, com os vencedores da categoria “Matemática”. Participam os jornalistas Bruno Romani (Estadão); Stefhanie Piovezan, (Jornal da USP) e Lucas Duarte Matos da TV Liberal (afiliada da TV Globo no Pará).

Leia também: Premiados pela 17ª OBMEP já podem se inscrever no PIC
18ª OBMEP abre inscrições nesta quarta-feira (1º)