Navegar

07/02/2023

Gugu é homenageado em evento de sistemas dinâmicos

Encontro reúne pesquisadores em Maceió até sexta

O pesquisador do IMPA Carlos Gustavo Moreira, mais conhecido como Gugu, está sendo homenageado em uma conferência sobre sistemas dinâmicos, que celebra seu aniversário de 50 anos. O Nordeste Dinâmico, que acontece entre 6 e 10 de fevereiro, em Maceió, reúne 16 palestrantes, entre eles, três ex-alunos do pesquisador. 

Esta é a primeira edição do congresso, apesar de o Brasil ter uma tradição em realizar conferências sobre sistemas dinâmicos.

Leia mais: Pesquisador se despede do Brasil em congresso no IMPA
Na Folha: a vida e as contribuições de D’Alembert
Premiados pela 17ª OBMEP já podem se inscrever no PIC

Um dos membros do comitê organizador é Davi Lima, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que ressalta a empolgação com os eventos presenciais após a pandemia.

“A primeira edição do evento está homenageando os 50 anos do matemático Carlos Gustavo Moreira, que por definição é o Gugu. Durante a pandemia, tivemos um momento duro, mas agora estamos reunindo vários pesquisadores para homenagear esse grande matemático brasileiro”, comemorou.

Entre os palestrantes, estão a pesquisadora Luna Lomonaco, do IMPA, e pesquisadores como Alex Zamudio, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Hugo Araújo, que foram orientados por Gugu no doutorado. Ele foi ainda co-orientador de Yuri Lima, que também se apresenta no evento. A programação completa está disponível neste link.

Na conferência, os participantes têm a oportunidade de interagir com colegas da profissão, se atualizar e conhecer novos pontos de vista dentro da área de pesquisa.

“Estou muito contente com a lista de palestrantes, porque são todos matemáticos de primeira! Muito bem estabelecidos e de muito prestígio na área de sistemas dinâmicos. Acho que, até o fim do congresso, teremos palestras de excelente nível científico e também estou muito animado pela parte social, porque é uma chance de rever os amigos e conhecer as pesquisas de perto”, afirmou Gugu.

Membro da Academia Brasileira de Ciências, Gugu é especialista em sistemas dinâmicos, combinatória e aproximações diofantinas. O pesquisador do IMPA também tem um histórico de participação em competições científicas e foi premiado com medalhas de ouro na Olimpíada Iberoamericana de Matemática, em 1989, e na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) em 1990.

Leia também: IMPA promove evento sobre álgebra comutativa e geometria
18ª OBMEP abre inscrições nesta quarta-feira (1º)