Navegar

26/04/2018

Já imaginou aprender Matemática em um mangá?

Já imaginou aprender cálculo, álgebra linear e estatística em um mangá?

Se você é fã da cultura japonesa e tem interesse em Matemática, não pode perder essa chance. A série Guia Mangá ensina matérias técnicas e científicas por meio de narrativas bem humoradas, com pitadas de romance, fantasia e karatê.

Cada guia é escrito por cientistas ou matemáticos japoneses com amplo conhecimento na área e ilustrados por profissionais de mangás. A ideia do projeto é mostrar que, na Matemática, há como memorizar conteúdos, mesmo os mais complicados.

Leia também: Coluna de Marcelo Viana na Folha é publicada no impresso
Matemático amador resolve questão aberta há 60 anos
As crianças pediram, e Lobato escreveu ‘Aritmética da Emília’

Dinâmica e divertida, a série inova o conceito de ensino por meio do quadrinho, que se afasta do modelo de materiais didáticos convencionais, mas não deixa de promover uma leitura educativa.

E não só a Matemática é contemplada. Há mangás que ajudam a aprender mecânica clássica, eletricidade, biologia molecular, banco de dados e até mesmo um guia para entender o universo!

A série é uma publicação em conjunto das editoras Novatec (Brasil), No Starch Press (EUA) e Ohmsha, uma das mais antigas especializadas em livros técnicos e científicos no Japão.

Os mangás podem ser encontrados em livrarias e lojas virtuais. O Dia Mundial do Livro foi comemorado esta semana, na segunda-feira (23). 

Leia também: Evento mundial leva a ciência para a mesa de bar
Exposição inaugura Museu de Ciências no Espírito Santo
Em artigo, Marcelo Viana traça cenário da Matemática no país