Navegar

15/07/2021

Inscrições para o Prêmio Gutierrez 2021 estão abertas


Se você defendeu ou orientou tese de doutorado em matemática no ano passado, fique atento: as inscrições para o
Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon 2021 estão abertas até 30 de julho. Criado em 2009 pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o prêmio reconhece a melhor tese de doutorado em matemática defendida no Brasil. O vencedor leva um prêmio de R$ 3 mil. Das 12 edições da premiação, 10 foram conquistadas por trabalhos do IMPA.

Para se inscrever, o autor ou orientador do trabalho deve preencher o formulário disponível neste link. O edital completo já está disponível. A cerimônia de premiação acontecerá em setembro, às 14h, por meio das plataformas online do ICMC.

Leia mais: Pós-doutor do IMPA participa de simpósio internacional
Marcelo Viana na Folha: a matemática da tabela periódica
IMPA seleciona 3 programadores em JAVA e PHP

O vencedor da última edição foi o peruano Carlos Andrés Chirre, com o trabalho “Cotas para a função zeta de Riemann via análise de Fourier”, que usou ferramentas da análise de Fourier para alcançar resultados na teoria analítica dos números. A tese foi defendida no IMPA em 2019, e orientada pelo pesquisador Emanuel Carneiro.

Em sua pesquisa, Chirre desenvolveu novas ferramentas em análise de Fourier, perspectiva que busca entender, qualitativa e quantitativamente, os diversos fenômenos oscilatórios na natureza, para estudar problemas relacionados à Hipótese de Riemann. “A principal dificuldade é encontrar a conexão entre essas duas áreas e, em seguida, resolver o problema que está associado a essa conexão. É desafiador e sou apaixonado por isso”, comentou o vencedor do prêmio, à época.

Sobre Carlos Gutierrez

O Prêmio Gutierrez foi criado para homenagear o pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008), que chegou ao Brasil em 1969 para estudar no IMPA, onde se tornou mestre e doutor em matemática. Nessa instituição, na qual trabalhou até 1999, começou como professor assistente e chegou à posição de titular.

Durante esse período, visitou vários importantes centros em matemática como a University of California, em Berkeley, e o California Institute of Technology. Após deixar o IMPA, Gutierrez atuou como professor titular no ICMC, contribuindo com a fundação e organização do grupo de pesquisa em sistemas dinâmicos. Em sua carreira, publicou mais de 70 artigos, orientou sete alunos de doutorado e 20 de mestrado.

Lista de vencedores das edições anteriores:

2020 – Carlos Andrés Chirre (IMPA), com a tese “Cotas para a função zeta de Riemann via análise de Fourier”

2019 – Pedro Henrique Gaspar Marques da Silva (IMPA), com a tese “A equação de Allen-Cahn e aspectos variacionais de hipersuperfícies mínimas”

2018 – Plinio Murillo (IMPA), com a tese “On arithmetic manifolds with large systole”

2017 – Felipe Ferreira Gonçalves (IMPA), com a tese “Extremal Problems, Reconstruction Formulas and Approximations of Gaussian Kernels”

2016 – Rafael Montezuma Cabral (IMPA), com a tese “Min-max theory for noncompact manifolds and three-spheres with unbounded widths”

2015 – Lucas Ambrozio (IMPA), com a tese “Constant mean curvature foliations and scalar curvature rigidity of three-manifolds”

2014 – Leonardo Tadeu Silvares (UFF), com a tese “On the essential espectrum of the Laplacian and the drifted Laplacian

2013 – Pablo Guarino (IMPA), com a tese “Rigidity conjecture for C3 critical circle maps”

2012 – Yuri Gomes Lima (IMPA), com a tese “Dynamics of Sets of Zero Density”

2011 –  Fábio Júlio Valentim (IMPA), com a tese “Scaling limits: d-dimensional models with conductances, velocity, reservatories and random environment”

2010 – Luiz Roberto Hartmann Junior (ICMC-USP), com a tese “Torção analítica e extensões para o Teorema de Cheeger-Müller”

2009 – Luiz Gustavo Farah Dias (IMPA), com a tese “On some Boussinesq-type equations”

Leia também: Doutorando do IMPA desenvolve ‘cachorro virtual’
Colóquio disponibiliza minicursos no canal do YouTube