Navegar

08/03/2022

Inscrições para Escola Brasileira de Probabilidade vão até 15/04

Já estão abertas as inscrições para a 25ª edição da Escola Brasileira de Probabilidade (EBP), que acontece em agosto e será realizada pela primeira vez no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp, em Campinas, São Paulo. A EBP é considerada um tradicional encontro internacional de teoria da probabilidade e processos estocásticos, apresentando significativas contribuições para o fortalecimento da área de pesquisa no Brasil e na América do Sul. As inscrições devem ser feitas até 15 de abril, no site do evento.

Neste ano, o evento será realizado durante a São Paulo School of advanced science on singular stochastic partial differential equations and their applications, entre 2 e 13 de agosto, e vai abordar as equações diferenciais parciais estocásticas. As apresentações serão feitas em inglês e incluem palestras plenárias com pesquisadores renomados de todo o mundo, além de dois cursos introdutórios e outros dois avançados. 

“Atualmente, a Escola Brasileira de Probabilidade tem bastante prestígio internacional, com a participação de pesquisadores conhecidos internacionalmente. Este ano, temos o privilégio de receber o ganhador da Medalha Fields de 2014 e professor do Imperial College London, Martin Hairer, e o professor da Universidade Sorbonne Lorenzo Zambotti. Nossa ideia é sempre realizar junto com outro evento importante na área, como é o caso deste ano”, explicou o pesquisador do IMPA Milton Jara, um dos organizadores do evento.

Leia mais: IMPA 70 anos: instituto já formou 1400 mestres e doutores
Modelo do IMPA prevê surtos de dengue com 80% de acerto
No 8 de março, evento celebra mulheres na ciência

Os cursos introdutórios serão realizados na primeira semana do evento. O professor Paulo Ruffino, da UNICAMP, dará aulas sobre cálculo estocásticos e o professor Sebastian Riedel, da Universidade Leibnitz Hannover, vai ministrar o curso sobre caminhos rugosos. No módulo avançado, o professor da Universidade Sorbonne Lorenzo Zambotti vai tratar de estruturas de regularidade e Martin Hairer vai abordar os progressos no problema de Yang-Mills, conhecido como um dos sete Problemas do Milênio.

A programação inclui ainda palestras com pesquisadores como Claudio Landim, diretor-adjunto do IMPA, Maria Eulalia Vares, da UFRJ, Sandra Cerrai, da Universidade de Maryland, e Ajay Chandra e Xue-Mei Li, do Imperial College London. O programa completo está disponível no site.

A taxa de inscrição custa R$ 150 para alunos de pós-graduação e R$ 300 para professores e pesquisadores. Um financiamento da Fapesp será concedido a 50 estudantes brasileiros de pós-graduação e garante a isenção da taxa, além de uma ajuda de custo para passagem e estadia. Os interessados também devem se inscrever no site e incluir uma carta de recomendação.

Além de Milton Jara, a 25ª edição da EBP tem como membros do comitê científico Dirk Erhard (UFBA), Adriana Neumann (UFRGS) e Christian Olivera (Unicamp). O evento é realizado anualmente desde 1997 com o apoio do IMPA, ICMC-USP, IME-USP, IM-UFRJ, IMECC-UNICAMP, UFMG, UFPE e PUC-RIO, além de diversas sociedades científicas e agências de pesquisa.

Leia também: Workshop que une matemática e indústria tem inscrições abertas
Na Folha, Viana fala sobre a cidade de Lviv, na Ucrânia