Navegar

23/09/2022

‘Independências’: matemática na arte de Portinari

A matemática está presente em muitos aspectos de nossas vidas. Em alguns deles, nem nos damos conta. É o caso, por exemplo, das artes plásticas. No terceiro episódio da série “Independências Conquistadas Através da Matemática”, João Candido Portinari fala sobre a relação da ciência com a obra de seu pai, Candido Portinari, assim como a criação do Projeto Portinari.

A série de três capítulos foi lançada pelo IMPA em comemoração ao bicentenário da independência do Brasil e aos 100 anos da Semana de Arte Moderna – tema da OBMEP 2022. O apresentador e entrevistador é o pesquisador do IMPA Roberto Imbuzeiro.

Aos 70, IMPA fortalece diálogo de ciência com setor produtivo
Folha: Matemática contribui com 18% do PIB da França
Prêmio IMPA de Jornalismo está com inscrições abertas

Neste último episódio, “Matemática e arte”, Portinari, que é matemático com PhD no MIT, narra com detalhes seu esforço para manter o legado de um dos maiores artistas da história brasileira, iniciado com a criação do Projeto Portinari, em 1979. 

João Candido contou ainda sobre a influência da matemática no processo criativo de Portinari. Além disso, explicou como a ciência ajudou na preservação da obra do pintor e a detectar falsificações.

O primeiro encontro teve como tema “A história do IMPA e da matemática no Brasil”. O convidado foi Lindolpho Carvalho Dias, diretor do IMPA por três ocasiões – de 1965 a 1969; de 1971 a 1979; e de 1980 a 1989. O vídeo está no ar no YouTube. 

O segundo episódio mostra a contribuição da disciplina para o desenvolvimento de novas tecnologias na área da medicina. Os convidados foram Paulo Orenstein, pesquisador do IMPA e integrante do Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA), e Heron Werner, médico responsável pela medicina fetal da Dasa do Rio de Janeiro. O vídeo também está na página do instituto no Youtube. 

Festival mostra que matemática pode ser divertida e inovadora
IMPA 70 anos: uma vida entre as flores do instituto