Navegar

09/03/2021

IMPA organiza encontro virtual sobre política brasileira

Listas fechadas ou abertas para as votações do legislativo, financiamento público ou privado de campanhas eleitorais, voto distrital ou sistema proporcional. Por envolver diversos agentes da sociedade, a discussão sobre as regras que regem o sistema político brasileiro é tão complexa que parece tender ao infinito. E por que não contar com as ferramentas de análise da matemática e da economia para um debate mais sólido? Buscando contribuir com diferentes abordagens para o tema, o IMPA organiza o Simpósio Interdisciplinar sobre o Sistema Político Brasileiro & XI Jornada de Pesquisa e Extensão da Câmara dos Deputados, junto ao Economics and Politics Research Group (EPRG), a Universidade de Brasília (UnB) e o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados

O evento virtual vai acontecer de 5 a 9 de julho, com transmissões pelo Zoom ou Google Meet, e as inscrições já estão abertas. O prazo final para submeter um artigo é 16 de abril, e ouvintes podem se inscrever até 30 de junho. Não há pré-requisitos para participar. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, será um dos participantes da abertura. A programação completa do evento será divulgada em breve. 

Leia mais: OBMEP e IMPA lamentam morte de coordenador de Manaus
Livro reúne Histórias Inspiradoras da OBMEP
Em artigo de divulgação, Luis Florit introduz a topologia

“A ideia é trazer uma análise acadêmica bem fundamentada. Não queremos falar só para cientistas, mas construir algo que possa informar o debate entre políticos no futuro. Por isso, será um evento interdisciplinar. Vamos ter participação de pesquisadores da economia, da sociologia, da ciência política e advogados. Queremos trazer estas perspectivas porque, fazendo a análise com uma abordagem só, você deixa de levar em conta diversos outros aspectos que são importantes”, comenta Luciano Irineu, pesquisador do IMPA e organizador do evento.

O simpósio terá apresentações convidadas, debates e painéis com grupos de pesquisadores e autoridades, e sessões para apresentação de artigos submetidos. Os autores podem submetê-los em dois formatos: completo, com até 5 mil palavras (sem contar título, resumos e referências), ou como resumo expandido, com 5 páginas, no mínimo. Em qualquer um dos casos, a utilização do template disponível é recomendada. Também é necessário indicar se deseja que o artigo seja avaliado para possível publicação em caderno especial da Revista E-Legis, do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados. 

“Já existia um público formado pelas dez edições anteriores das Jornadas do CEFOP, e o IMPA também tem a sua audiência cativa, então, acreditamos que a junção dos dois eventos contribua ainda mais para incrementar a discussão política”, considera Fabiano Peruzzo, do CEFOP. 

O encontro reflete um importante movimento que vem crescendo na ciência política: a adoção de ferramentas formais de análise, vindas da matemática, para resultados mais precisos. Professor do departamento de economia da UNB, Maurício Bugarin, um dos organizadores do simpósio, explica que a economia foi a ciência social pioneira nesta inovação. “A economia passou a incluir modelos matemáticos lá no século 19, usando a matemática para modelar equilíbrio geral e equilíbrio competitivo. Ela acabou se  separando do restante das ciências sociais porque cresceu enormemente com o arcabouço formal e lógico da matemática.”

Leia também: O desafio de Arquimedes para contar grãos de areia
Na Folha de S. Paulo, a bela fórmula de Euler