Navegar

02/07/2020

IMPA comemora Dia da Ciência e do Pesquisador com webinar

A pandemia do novo coronavírus evidenciou o valor da ciência e colocou os pesquisadores, até então acostumados à discrição, no centro do debate público. Mas além de remediar crises, a ciência é fundamental para o desenvolvimento do mundo. Em comemoração ao Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho, o IMPA promove o webinar “Ciência e Matemática: da crise ao desenvolvimento”, na quarta-feira (8), às 11h, no canal do YouTube do instituto.

O encontro terá a participação do diretor-adjunto do IMPA, Claudio Landim, de Marcia Barbosa, pesquisadora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e de Claudia Sagastizábal, pesquisadora do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp. O jornalista Marcelo Soares, diretor da Lagom Data, vai mediar a conversa.

Leia mais: Marcelo Viana fala de sistemas dinâmicos em live da SBM
Matemáticos encontram fórmula para café expresso perfeito
Na Folha, Viana aborda a natureza ondulatória da matéria

Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Landim falará do trabalho e da rotina de um  pesquisador e do papel da ciência como impulsionadora do desenvolvimento do mundo. O matemático coordena ainda o Blog Ciência & Matemática, no jornal O Globo. O espaço reúne artigos de divulgação científica, resenhas sobre os progressos das ciências exatas e humanas e análises de políticas públicas. O Blog está aberto a contribuições de pesquisadores de todo o país. 

A “matemática industrial do bem” é o tema da apresentação de Claudia, que vai explorar como modelos matemáticos podem servir ao bem comum. A pesquisadora do IMECC-Unicamp trabalha atualmente, em colaboração com outras universidades, no projeto Vidas salvas no Brasil pelo isolamento social, que estima as vidas salvas pelo isolamento social no Brasil durante a Covid-19. O objetivo é identificar tendências na evolução da taxa de propagação do vírus  após o início dos protocolos de distanciamento social que foram implementados a partir de março em várias cidades do país. 

Marcia Barbosa apresenta o Projeto Ciência Gera Desenvolvimento, da ABC. Criada em 2017, a iniciativa engloba a criação e veiculação de vídeos dinâmicos e informativos que mostram, a partir de exemplos reais, como a ciência pode ser traduzida em benefícios econômicos e sociais palpáveis para um país. A pesquisadora da UFRGS também vai falar da necessidade de um “aporte regular e ininterrupto” à ciência, abordando a atual situação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Em 2020, Marcia foi escolhida pela ONU Mulheres como uma das sete cientistas que moldaram o mundo.

O webinar “Ciência e Matemática: da crise ao desenvolvimento” é aberto ao público, que poderá participar enviando perguntas e comentários pelo chat do YouTube.

Leia também: ‘Matemática é uma condição de cidadania’, diz Viana ao MyNews
Luiz Velho: Futuro caminha para a convergência de mídias