Navegar

29/11/2018

IMPA é bicampeão no Prêmio Jatobá de Comunicação

Carla Russo e Raphael Gomide na cerimônia de premiação, em SP. Foto: divulgação

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPAvenceu, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Jatobá – Excelência e Inovação em PR, concurso nacional de computação corporativa. Com o case “Matemática na mídia: o Congresso Internacional no Rio”conquistou o troféu principal: Assessoria de Imprensa/Relações com a Mídia. 

Em dois anos de participação no Jatobá, já são três premiações, recebidas pelo IMPA e pela Corcovado Comunicação Estratégica, que, desde agosto de 2016, é responsável pela comunicação do instituto. 

Leia também: IMPA realiza conferência sobre matemática financeira
Abertas inscrições para vagas olímpicas na Unicamp
Pitágoras não é o autor do teorema que carrega seu nome

O concurso nacional de Comunicação Corporativa reuniu, na edição de 2018, 35 agências butique – de médio e pequeno porte. Do total de 11 categorias, a Corcovado chegou à final em quatro, com os cases sobre o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), realizado em agosto, no Riocentro, (Assessoria de Imprensa/Relações com a Mídia, Comunicação Integrada, Mídia Corporativa) e sobre o Prêmio IMPA/SBM de Jornalismo” (Evento). A premiação foi em cerimônia no dia 8 de novembro, em São Paulo.

Entre os principais destaques do case vencedor, estão a produção de conteúdo publicado no site e nas redes sociais do ICM 2018 (FacebookTwitter e Instagram), a cobertura alcançada na imprensa e o gerenciamento deduas crises, ambas inesperadas: o incêndio no Riocentro, na antevéspera do ICM, e o furto da Medalha Fields, o mais importante prêmio mundial da área, durante a cerimônia de abertura.

A despeito de ser um evento especializado, realizado pela primeira vez em um país do hemisfério Sul, o ICM 2018 foi tema de uma grande quantidade de reportagens em mídia espontânea, mais de 200, publicadas na imprensa de todo o mundo. A qualidade do conteúdo garantiu uma ampla audiência, com o alcance de três milhões de pessoas nas redes sociais. 

Para divulgar o ICM, de números grandiosos – 3.018 congressistas de 114 países e um total de 10.506 pessoas – a Corcovado produziu, durante os nove dias de evento, 211 matérias, em inglês e português, sobre os diversos assuntos relacionados à matemática pura e aplicada

A equipe do Impa e Corcovado – Raphael Gomide, Sergio Torres, Carla Russo, Vanessa Gonçalves, Karine Rodrigues e Lavinya Andrade – coordenou o trabalho realizado junto com o grupo de outros 14 jornalistas contratados especialmente para o ICM 2018, entre brasileiros e estrangeiros.

No ano passado, o IMPA venceu duas categorias do Prêmio Jatobá com o trabalho “IMPA mostra como a matemática é divertida e transforma vidas”: Assessoria de Imprensa/Relações com a Mídia e Comunicação Integrada, que inclui assessoria de imprensa e outros serviços e plataformas, como site e redes sociais, e a Comunicação Interna. 

Em reconhecimento ao mesmo trabalho, o IMPA recebeu um Certificado de Excelência e também chegou à final do principal prêmio mundial de Comunicação Corporativa, o Sabre Awards Latin America 2018, na categoria Not for Profit (Sem Fins Lucrativos). Também este ano, foi finalista em duas categorias do Latin American Excellence Awards, outro destacado prêmio mundial da área.  

Além da divulgação das atividades de pesquisa do instituto, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e do Biênio da Matemática na imprensa, a Corcovado produz conteúdo para o site e as redes sociais do IMPA, do Biênio da Matemática e do ICM 2018, entre outras atribuições.

Leia também: Raio-X desvenda os segredos da máquina decifrada por Turing
IMPA expõe a única peça de Gömböc no Brasil
Em Cocal dos Alves (PI), a matemática virou queridinha