Navegar

29/01/2018

IMPA divulga dossiê de acesso do Brasil à elite da matemática

Na última quinta-feira (25), o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e a SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) anunciaram o ingresso do Brasil no Grupo 5, que reúne a elite da Matemática mundial. A candidatura brasileira foi apresentada à União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês) com base no dossiê “Brazilian Mathematics 2018”, que informa sobre o desenvolvimento da disciplina no país.

O documento traça um panorama da Matemática brasileira e de sua evolução ao longo das últimas décadas. Detalha o progresso alcançado em pesquisa, pós-graduação e cooperação internacional e aborda o quadro educacional brasileiro. Integram o dossiê informes sobre o papel das olimpíadas matemáticas, a participação feminina e os esforços crescentes para popularizar a matéria na sociedade, derrubando o mito do bicho-papão que ronda a Matemática nas escolas.

Leia também: Brasil é promovido à elite da matemática mundial
‘Não me recordo de outro país que tenha feito esse percurso’
Brasil está entre as potências em matemática, destaca JN

Trata-se de um texto essencial sobre a Matemática brasileira e serve de referência para os pesquisadores que estarão no Rio de Janeiro para acompanhar o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), de 1º a 9 de agosto deste ano. Com clareza, ajuda a compreender porque o Brasil foi anfitrião da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), em 2017, e se prepara para ser a primeira sede do ICM no Hemisfério Sul.

Para ler o documento, acesse aqui Matemática Brasileira

Leia também: Folha: Poincaré e Oscar 2º, o rei que amava a matemática
Projeto do Visgraf une realidade virtual, cinema e teatro
Tom Jobim compôs, há 60 anos, “Aula de Matemática”