Navegar

05/04/2019

‘IMPA de Portas Abertas’ divulga as maravilhas da Matemática

Quem circula, diariamente, pelas salas de aula, auditórios e biblioteca de uma das mais destacadas instituições de pesquisa matemática do mundo já sabe quão desafiadora, maravilhosa e apaixonante é a Matemática. 

Para compartilhar esse sentimento e divulgar o trabalho realizado em uma área fundamental ao desenvolvimento do país, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada criou o “IMPA de Portas Abertas”.

Leia também: OBMEP 2019 bate recorde de escolas e municípios inscritos
Blog Ciência & Matemática: por que é boa ideia ser matemático?
Miguel Ibieta defende tese sobre subvariedades Euclidianas

O programa é destinado a estudantes e professores do Ensino Fundamental e demais interessados em conhecer o IMPA, que produz trabalhos de excelência internacional, é casa de pesquisadores renomados, entre eles o Medalha Fields Artur Avila, e possui relevante papel na formação de professores e na disseminação da Matemática. Além disso, realiza a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), maior competição científica do país.

Diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana destaca a importância da iniciativa: “O ‘Portas Abertas’ é mais uma iniciativa do IMPA para aproximar o instituto e a Matemática de toda a sociedade e promover a disseminação da cultura científica. Ele organiza e integra, ao funcionamento regular da casa, atividades que temos oferecido nos últimos anos de forma esporádica, sempre com excelente receptividade”.

A 1ª edição do programa de visitantes será na próxima semana, dias 9 e 10 de abril, das 9h às 13h, na sede do instituto, um prédio de quatro andares situado a poucos minutos do Jardim Botânico e da Floresta da Tijuca, na Estrada Dona Castorina, 110.

A programação reúne um bate-papo de boas-vindas com o diretor-geral do IMPA, atividades lúdicas, como oficinas de origami e jogos, palestras com os pesquisadores Eduardo Esteves (álgebra), Diego Nehab (computação gráfica), Harold Rosenberg (geometria diferencial), Hermano Frid (análise e equações diferenciais parciais) e Vinícius Gripp (geometria simplética) e sessões de cineclube. 

Se você ficou interessado, poderá se inscrever na próxima edição do “IMPA de Portas Abertas”, a ser realizada no segundo semestre, pelo e-mail ccd@impa.br. A participação está sujeita à disponibilidade de vagas.

Leia também: Marcelo Viana vence Prêmio CBMM de Ciência
Marcelo Viana faz palestra no Maths Day for Development