Navegar

24/05/2022

Instituto abre inscrições para eventos científicos

Estão abertas as inscrições para uma série de eventos científicos internacionais realizados pelo IMPA em 2022. Ao longo do ano, o instituto promove encontros que recebem especialistas renomados que interagem com pesquisadores e estudantes brasileiros sobre temas que estão na vanguarda da matemática. Além disso, os eventos permitem a disseminação de pesquisas, artigos e teses de doutorados produzidos no Brasil, especialmente no IMPA. Confira!

Encontro Conjunto Brasil – Portugal em Matemática

UFBA, Salvador, Bahia – de 14 a 20 de agosto

O Encontro Conjunto Brasil-Portugal em Matemática deste ano marca o Bicentenário da Independência do Brasil. O evento será realizado em Salvador, a primeira capital do Brasil e celebra a intensificação da cooperação científica na área. O objetivo é intensificar a colaboração bilateral na área de matemática.

Mais informações sobre o encontro e sobre as inscrições pelo site.

GADEPs focused conference: Abelian and iterated integrals and Hilbert 16th problem

IMPA, Rio de Janeiro – de 26 a 30 de setembro

Esta edição do seminário “Geometry, Arithmetic and Differential Equations of Periods” (GADEPs), que teve início em 2020 durante a pandemia, será focada no 16º Problema de Hilbert, cujo objetivo é desenvolver uma topologia de curvas e superfícies algébricas. No programa, está previsto um ciclo de palestras a fim de apresentar e discutir o tema, especialmente com estudantes da graduação. O evento será em formato híbrido e terá transmissão pelo canal do IMPA no YouTube.

Saiba mais sobre a conferência.

Conferência IMPA 70 Anos

IMPA, Rio de Janeiro – de 17 a 21 de outubro

A Conferência IMPA 70 anos é o principal evento de celebração do aniversário do instituto, comemorado em 15 de outubro. O evento internacional irá reunir participantes ilustres, incluindo vencedores da medalha Fields, como Artur Avila, Shigefumi Mori, Andrei Okounkov e Stanislav Smirnov, e o ganhador do Prêmio Nobel James Heckman. A conferência faz parte das festividades pelo aniversário do instituto, realizadas ao longo do ano. 

Conheça a programação da conferência e saiba mais sobre as celebrações.

International Conference on Dynamical Systems

IMPA, Rio de Janeiro – de 24 a 28 de outubro

A Conferência Internacional sobre Sistemas Dinâmicos, realizada desde 1971 pelo IMPA, vai celebrar este ano os 60 anos do diretor-geral do instituto, Marcelo Viana. Seguindo a tradição, esta edição vai abordar um amplo leque de temas na área de sistemas dinâmicos. 

As informações sobre o evento e sobre as inscrições estão disponíveis no site.

Complex Dynamics in the Tropics

IMPA, Rio de Janeiro – de 27 de novembro a 03 de dezembro

A conferência Complex Dynamics in the Tropics vai homenagear, este ano, o pesquisador da Universidade de Roskilde, na Dinamarca, Carsten Lunde Petersen, que completa 60 anos, matemático de grande renome na área. 

As inscrições podem ser realizadas pelo site do IMPA.

Leia mais: Luna Lomonaco fala sobre sistemas dinâmicos em palestra
IMPA planta 1.000 mudas da Mata Atlântica em duas semanas
Florit e Fernandez falam sobre impactos da pseudociência