Navegar

20/05/2022

IMPA planta 1.000 mudas da Mata Atlântica em duas semanas

O trabalho de plantio de árvores nativas da Mata Atlântica segue intenso no terreno onde o IMPA está construindo o novo campus sustentável, no Jardim Botânico. Em duas semanas, 1.000 mudas foram plantadas. Nesta quinta-feira (19), o diretor-adjunto do instituto, Claudio Landim, plantou um jequitibá-rosa.

Ao todo, o instituto vai plantar ao menos 5.529 árvores de espécies como palmito-juçara, jequitibá, ipê-dourado, embaúba e pau-Brasil. A ação faz parte de medida compensatória pela construção do novo campus, que proporcionará o enriquecimento florestal, em razão da retirada de espécies exóticas (jaqueiras) e do plantio de diversas espécies nativas, que vão contribuir para a proliferação da diversidade da fauna e da flora.  Em pouco tempo, o terreno terá um número de árvores nativas da Mata Atlântica mais de dez vezes superior ao que havia antes da intervenção.

O projeto do campus foi integralmente concebido para a solução de problemas ambientais, desde materiais mais leves e de baixo impacto construtivo ao uso racional de água e à gestão de eficiência energética. E conquistou o Prêmio Reconhecimento 2017 da Fundação Lafarge Holcim, da Suíça, a mais importante competição internacional de projetos sustentáveis em arquitetura.

Com infraestrutura comparável à dos principais centros mundiais de pesquisa, o campus sustentável vai ampliar e diversificar as atividades do instituto, aumentando ainda mais sua contribuição científica e social para o Rio de Janeiro e para o Brasil. Além de formar mestres e doutores e capacitar professores da educação básica, o IMPA desenvolve pesquisas de alto nível, faz parcerias com o setor produtivo, e desempenha um papel fundamental na popularização da matemática. A expansão beneficiará os estudantes, os pesquisadores, a comunidade científica, os cariocas e os brasileiros. 

Saiba mais sobre o campus sustentável do IMPA em: https://impa.br/novocampus/.