Navegar

06/09/2018

Programas temáticos podem receber até R$ 200 mil

O IMPA convida os integrantes da comunidade matemática brasileira a enviar propostas para a realização de dois Programas Temáticos, com duração de dois a três meses, no segundo semestre de 2019 ou no ano de 2020. Cada projeto contará com contribuição financeira de até R$ 200 mil, dependendo da programação de atividades.

As atividades do Programa Temático estarão dirigidas a estudantes de pós-graduação em Matemática e áreas afins, preferencialmente no nível de doutorado, pós-doutorandos e professores, os quais serão denominados participantes.

Leia também: John Graunt, o comerciante que inventou a estatística
No bar ou na escola, projetos popularizam a matemática
Brasil conquista 14 medalhas na Olimpíada de Maio

O proponente (coordenador) deve ser professor ou pesquisador-sênior vinculado a uma unidade de ensino ou pesquisa do Brasil. A proposta deve conter os seguintes itens:

1) O título ou eixo temático do projeto, que poderá ser tanto de uma área ampla do conhecimento matemático quanto um tópico mais específico, porém de interesse para um conjunto significativo da comunidade. É essencial incluir uma descrição breve do eixo temático.

2) Os nomes de mais dois ou três pesquisadores de destaque no âmbito do eixo temático, os quais, juntamente com o coordenador, formarão o núcleo do Programa Temático. Os membros do núcleo do Programa Temático permanecerão no IMPA durante todo o programa ou, pelo menos, durante a maior parte deste. É necessário incluir os currículos de todos os membros do núcleo.

3) Lista das atividades projetadas. Diversos formatos são possíveis, mas recomenda-se que o roteiro contemple:

  • Um curso ou mais cursos centrais, que serão ministrados ou dirigidos por membros do núcleo, destinados preferencialmente a estudantes de nível de doutorado.
  • Minicursos e/ou palestras avulsas, a serem ministradas por outros pesquisadores (especialistas), que permanecerão no IMPA durante períodos curtos.
  • Dois workshops próximos ao final do programa, aberto tanto aos participantes do projeto quanto à comunidade em geral.

4) As atividades do Programa Temático devem ser realizadas no segundo semestre (agosto-novembro) de 2019 ou ao longo de 2020.

5) Um orçamento aproximado, incluindo estimativas do número de participantes com seus respectivos períodos de estadia, bem como os valores das despesas que serão financiadas pelo IMPA, conforme detalhado no parágrafo seguinte.

Para cada proposta aprovada, o Departamento de Atividades Científicas do IMPA e o coordenador da proposta definirão:

  • o orçamento final e o seu modo de utilização, levando em conta a disponibilidade de recursos destinados ao programa e as normas determinadas pelo IMPA e outras fontes de financiamento;
  • o apoio administrativo prestado pelo IMPA ao desenvolvimento do projeto;
  • os recursos de infraestrutura e logísticos disponíveis para a realização do programa, em consonância com as demais atividades concomitantes no IMPA.

Os recursos financeiros fornecidos pelo IMPA para a realização do programa serão destinados a cobrir as despesas no Rio de Janeiro de participantes, incluindo os membros do núcleo e os especialistas e excluindo moradores da região metropolitana, durante o período de sua participação nas atividades do programa.

É esperado que o coordenador busque contrapartida de recursos de outras fontes para despesas de transporte daqueles participantes que não disponham de recursos próprios para este fim.

Os membros do núcleo e os especialistas receberão o tratamento de pesquisadores visitantes do IMPA durante o período da sua participação nas atividades do Programa Temático.

A organização do calendário acadêmico e a escolha dos especialistas e dos demais participantes do Programa Temático estarão a cargo dos membros do núcleo, a quem também caberá à organização de todas as atividades do programa. O conteúdo do site do Programa Temático na internet será mantido pelo coordenador ou pessoa por ele designado para tal.

As propostas deverão ser enviadas para o e-mail dac@impa.br até 15 de novembro de 2018. O documento deverá ser encaminhado em formato PDF, anexado a uma mensagem com o assunto “Proposta de Programa Temático”. O IMPA divulgará os projetos aprovados até 15 de dezembro de 2018.

Leia também: Formas inovadoras de comunicar Ciência
IMPA abre inscrições para bolsas no Curso de Verão 2019
IMPA abre concurso para contratar pesquisador