Navegar

30 de agosto de 2018, 14:55h

IMPA abre inscrições para bolsas no Curso de Verão 2019

Vem chegando o verão. E enquanto boa parte dos estudantes de graduação e pós-graduação faz planos de viagem e descanso, a turma da Matemática aproveita o período para adquirir ainda mais conhecimento no Curso de Verão IMPA 2019, que será realizado de 7 de janeiro a 1º de março de 2019.

Destinado a pesquisadores e alunos de outras instituições, o programa oferece cursos, minicursos e seminários. Os estudantes de fora do Rio de Janeiro já podem solicitar bolsas para o auxílio nas despesas locais, no valor de R$ 1.200,00, com duração de dois meses. Os interessados no benefício poderão ler mais informações aqui e se candidatar até 30 de outubro no Sistema Institucional de Ensino e Pesquisa.

Leia também: Matemático transforma ensino em unidade socioeducativa
Brasil conquista quatro medalhas na Cone Sul
Sete ouros na OBMEP, Luize criou o Matemática para Garotas

Os estrangeiros interessados em participar do programa – com ou sem bolsa – precisam ter visto de estudante válido para a inscrição regular no IMPA. O visto deve ser obtido anteriormente à chegada ao Brasil. Os estudantes de fora também deverão se registrar na Polícia Federal, no prazo de 30 dias a partir da data de chegada ao Brasil.

As disciplinas oferecidas no Curso de Verão são gratuitas, com exceção das aulas noturnas. A participação poderá ser solicitada mediante inscrição no site, que deverá estar disponível a partir de 17 de dezembro.

Programa de Visitantes de Pós-doutorado

O Programa de Visitantes IMPA-Verão 2019, destinado a doutores em matemática, garante a vinda de pesquisadores para trabalhar no período de férias — 2 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019 — no IMPA ao lado de nossos pesquisadores.

Durante este intercâmbio científico, os visitantes desfrutam do ambiente acadêmico do IMPA, realizam trabalhos de pesquisa, além de participar de seminários semanais de diversas áreas de pesquisa.

Os doutores interessados em participar do Programa de Visitantes IMPA-Verão 2019 podem se inscrever no site, até 30 de outubro. Como nos anos anteriores, o IMPA deve apoiar aproximadamente a vinda de 80 pesquisadores com bolsa.

Para se inscrever é necessário anexar a lista de publicações e indicar o pesquisador do IMPA com quem pretende trabalhar.

Leia também: Nicolas Bourbaki, o matemático que não existiu
Plinio Murillo recebe Prêmio Gutierrez de melhor tese
IMPA abre concurso para contratar pesquisador