Navegar

9 de agosto de 2018, 16:40h

São Petersburgo, na Rússia, será a sede do ICM 2022

São Petersburgo, na Rússia, será a sede do próximo Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), em 2022. O anúncio da sede e das suas facilidades foi feito pelos matemáticos russos Stanislav Smirnov (Universidade de Genebra) e Andrei Okounkov (Columbia). 

Considerada a cidade mais ocidentalizada da Rússia, o local onde a seleção brasileira jogou contra a Costa Rica oferecerá esquema semelhante ao adotado na Copa do Mundo, por meio do qual os matemáticos inscritos para o congresso não precisarão tirar visto e terão transporte público gratuito. A tag de registro no ICM, que poderá ser impressa em casa, funcionará como a Fan ID da Copa e dará acesso a todas essas facilidades. 

Leia também: Vincent Lafforgue encerra ciclo de plenárias do ICM 2018
Inspirado em Ramanujan, Math Park abre os 365 dias do ano
“Códigos quânticos corretores de erro não serão possíveis”

Mil matemáticos de países em desenvolvimento e 1.300 jovens matemáticos russos receberão bolsa integral para participar do congresso. Durante o ICM, haverá palestras especiais que contextualizarão os temas, geralmente bastante complexos, tratados nas plenárias. Eventos-satélite poderão ser realizados em diversos locais próximos à sede.

O congresso ocorrerá no Ano da Matemática na Federação Russa, quando uma série de eventos de divulgação da Matemática ocorrerão na Rússia. Entre as iniciativas para a preparação do ano, os russos pedem a ajuda de matemáticos do mundo inteiro para traduzir para suas línguas o melhor do material didático já produzido no pais.