Navegar

29/09/2022

Festival Nacional da Matemática abre as portas no Rio

Foto: diretor-adjunto do IMPA, Claudio Landim, secretário de Educação do Rio, Antoine Lousao, subsecretária de Educação, Teresa Pontual, e diretor do IMPA, Marcelo Viana

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, e o diretor-adjunto da instituição, Claudio Landim, abriram a segunda edição do Festival Nacional da Matemática na manhã desta quinta-feira (29), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. 

Ao dar as boas-vindas aos público, Viana disse aos alunos de escolas públicas e particulares presentes: “A proposta do evento é que, ao final do festival, ainda mais estudantes saiam gostando de Matemática”.

Leia Mais: Prêmio IMPA encerra inscrições dia 4 de outubro
Oficinas, brincadeiras, Aramat e Robozão animam visitantes
Com palestras variadas, evento empolga estudantes

Landim, por sua vez, contou que se tornou matemático “um pouco por acaso”. Ele afirmou que, se existissem, à época em que era estudante, a OBMEP, o Festival e os livros didáticos produzidos pelo IMPA, a decisão de se tornar matemático teria ocorrido com ainda mais convicção.

“Vocês têm hoje oportunidades que não existiam há 20 anos”, ressaltou.

O secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Antoine Lousao, também participou da cerimônia de abertura. Aos estudantes, ele enfatizou a importância da parceria com o IMPA para fortalecer o ensino da matemática.

Diretor-adjunto do IMPA, Claudio Landim

“Essa iniciativa é de coragem e generosidade por parte do IMPA. Imagine o instituto, com pesquisadores imersos, se abrir para difundir a matemática na sociedade”, disse o secretário. 

O Festival Nacional da Matemática acontece de quinta (29) a sábado (1°), na Marina da Glória. O primeiro dia é destinado às escolas públicas e privadas que se inscreveram no evento. Na sexta e no sábado, o espaço estará aberto para o público geral. Inscrições no site.

Quadrado mágico

Ao longo do dia, serão realizadas diversas palestras, oficinas e atividades para o público.  O pesquisador Claudio Landim recebeu os alunos para, juntos, resolverem problemas matemáticos no auditório principal do evento.

Na palestra “OBMEP, matemática divertida e útil”, o diretor-adjunto do IMPA propôs problemas matemáticos para resolver com os estudantes, que ajudaram a apresentar soluções para as questões.

Às 11h, foi a vez de Andres Navas, da Universidad de Santiago de Chile (Usach), ensinar “Como fazer um quadrado mágico de números com datas de aniversário”.

André Navas, pesquisador da Universidade do Chile

Durante a palestra, Navas aproveitou para explicar que há registros de quadrados mágicos em épocas muito antigas – há cerca de 3 mil anos – e mostrou fotos de esculturas com o “objeto”.

Leia também: Festival mostra que matemática pode ser divertida e inovadora
Aos 70, IMPA fortalece diálogo de ciência com setor produtivo