Navegar

13/09/2022

Seminário debate ensino da matemática nas escolas

A matemática pode ser criativa, visual e atraente nas salas de aulas brasileiras. Para debater formas de tornar o ensino da disciplina mais acessível, será realizado, nos dias 20, 21 e 22 de setembro, das 19h às 20h30, o 4º Seminário Mentalidades Matemáticas. Promovido pelo Instituto Sidarta, o evento terá participação do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. 

Gratuito e online, o encontro conta com o apoio do IMPA e é uma parceria do Instituto Sidarta com o Itaú Social. Para se inscrever, basta acessar este link. O objetivo é debater práticas e casos de sucesso do ensino da matemática em escolas do país. 

Leia mais: 200 anos de independência, matemática e história
Serrapilheira oferece R$ 9,1 milhões a pesquisadores

Na Folha, Viana defende que a matemática ‘deve muito ao café’

Além de desenvolver o pensamento crítico e sistêmico, a matemática é fundamental para que futuros profissionais compreendam novas tecnologias – tornando-se mais preparados para o atual mercado de trabalho. 

Baseada em estudos da neurociência, o Mentalidades Matemáticas busca transformar a maneira de pensar, aprender e ensinar a disciplina. Uma das premissas do método é mostrar que o erro não somente faz parte do processo de aprendizado, mas deve ser valorizado. 

O evento também terá a participação de Jo Boaler, professora de Educação Matemática da Universidade Stanford (EUA), criadora da abordagem Mentalidades Matemáticas; e de Nina da Hora, cientista da computação e influenciadora. A condução do bate-papo será feita pelo jornalista Gabriel Alves. 

“Os desafios da aprendizagem matemática no Brasil são históricos. Muitos brasileiros não possuem uma relação positiva com a matemática ou até pior, possuem um trauma em relação à disciplina. Para alterarmos os baixos níveis de proficiência, precisamos ressignificar essa relação”, afirma Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta.

Em sua participação, Marcelo Viana vai abordar a importância da matemática para o desenvolvimento econômico dos países e falar do trabalho conduzido pelo Centro PI (Centro de Projetos e Inovação IMPA).

Além das conversas com os convidados, municípios que participaram do 3º Seminário, em 2021, vão apresentar o trabalho desenvolvido e os resultados. O programa Mentalidades Matemáticas já formou 5 mil professores e atingiu mais de 1 milhão de alunos, por meio de parcerias com secretarias de Educação. 

A programação do 4º Seminário também contará com oficinas, nas quais os participantes terão contato com atividades práticas do método inovador. Ao fim do encontro, as secretarias de Educação serão convidadas a firmar uma agenda propositiva, com compromissos para transformar o ensino da matemática.

Leia também: IMPA seleciona profissional para vaga de analista administrativo
Prêmio IMPA de Jornalismo abre inscrições