Navegar

26/09/2022

Festival da Matemática e OBMEP são destaques na imprensa

O Festival Nacional da Matemática, que acontece de quinta-feira (29) a sábado (1º), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), cuja segunda etapa acontece no dia 8 de outubro, foram temas de três reportagens no jornal O Globo e na Agência Brasil, entre sexta-feira (23) e segunda-feira (26).

Com o título ‘Matemática, sua linda: métodos diferenciados atraem alunos e os preparam para competições’, matéria de O Globo mostrou como cada escola tem trabalhado a disciplina e as ferramentas adotadas para facilitar o ensino e a participação em competições de conhecimento, “que são uma importante ferramenta para o desenvolvimento pessoal”, destacou a publicação.

A reportagem foi publicada domingo (25) e listou oficinas, jogos e outras estratégias para o aperfeiçoamento do ensino da Matemática nas instituições.

No sábado (24), foi a vez do Festival Nacional da Matemática garantir seu espaço no jornal. O caderno “Bairros Zona Sul” deu destaque ao evento, que abrirá as portas para estudantes de escolas públicas e privadas, assim como para as famílias que se inscreverem no festival promovido pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada).

Leia mais: ‘Independências’: matemática na arte de Portinari
Prêmio IMPA de Jornalismo está com inscrições abertas
Festival mostra que matemática pode ser divertida e inovadora

Na última sexta-feira (23), a editoria Rio do “O Globo” já havia publicado uma reportagem informando a programação do evento, que contará com 16 palestras, 20 oficinas, cinco mesas redondas e duas apresentações teatrais para mais de dez mil pessoas.

O jornal destacou que o objetivo do festival é popularizar a ciência do raciocínio lógico e abstrato através das atividades propostas, e enfatizou a declaração do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, sobre a importância da Matemática na formação dos cidadãos.

“A matemática é muito importante, não só no contexto das ciências e dos processos produtivos da economia nacional, mas também na formação dos cidadãos. Portanto é muito importante levar a matemática para toda a sociedade, de um ponto de vista lúdico e desmistificado, que coloque em relevo o seu atrativo e sua utilidade”, afirmou ao Globo.

Nesta segunda (26), o evento também foi tema de matéria da Agência Brasil, que destacou a programação e o objetivo do IMPA em tornar a Matemática “de fácil entendimento, divertida e lúdica ao mesmo tempo”.

Leia também: Aos 70, IMPA fortalece diálogo de ciência com setor produtivo