Navegar

20/07/2022

Ex-aluna do IMPA é selecionada para doutorado nos EUA

Foto: Reprodução TV Globo

A mestre pelo IMPA Claudia Rodrigues da Silveira foi selecionada para receber uma bolsa de estudos de doutorado na Universidade da Flórida Central (UCF, na sigla em inglês), em Orlando. A jovem foi uma das 12 pessoas no mundo selecionadas para a oportunidade em uma das mais renomadas universidades dos EUA. Sua trajetória foi tema de uma matéria na Emissoras Pioneiras de Televisão (EPTV), afiliada da TV Globo.

Natural de Ribeirão Preto (SP), Claudia Rodrigues da Silveira afirmou à EPTV que sempre estudou em escolas públicas e que já se sentiu desestimulada até chegar onde está. “Meu primeiro empecilho foi a desigualdade social. Eu ouvi muito que pobre não adianta estudar e nunca vai crescer, porque portas são fechadas quando a gente não tem dinheiro. A educação não é acessível para a gente. Ouvi muita gente falando isso, vi muita gente desistindo de estudar. Foi ainda mais um gás de tentar mostrar que a gente, sim, pode estudar, a gente, sim, pode e tem o direito”, disse para a equipe de reportagem.

Leia mais: Viana fala sobre empacotamento de esferas em coluna na Folha
INCTMat vai financiar eventos científicos com até R$ 20 mil
Cadastro aberto para Programa de Pós-Doutorado de Verão 2023

Apesar da condição financeira difícil, Cláudia continuou a perseguir seus objetivos. Em 2014, foi aprovada na graduação de matemática na Universidade de São Paulo (USP), depois de ter estudado em um curso de pré-vestibular comunitário. Após conquistar o diploma, começou o mestrado no IMPA, concluído em fevereiro deste ano.

Segundo Claudia, o maior sonho ainda está prestes a se concretizar. A aprovação com bolsa para o doutorado nos EUA é o primeiro passo para a trajetória internacional na área científica. A mãe Odésia Silveira, que é empregada doméstica e está atualmente desempregada, contou à televisão que este é um sonho de criança da filha.

“Deu até tremedeira quando ela falou que passou na prova pra estudar nos Estados Unidos, que é o sonho dela. A sensação é muito boa, queria falar para o mundo inteiro. Estou muito orgulhosa e muito preocupada, por conta da situação financeira”, disse Odésia à TV.

Para ler a matéria do G1, acesse o site neste link.

Leia também: IMPA 70 anos: OBMEP é fonte de oportunidades na educação
Em resultado inédito, Brasil leva dois ouros na IMO