Navegar

18/07/2022

INCTMat vai financiar eventos científicos com até R$ 20 mil

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat) abriu uma chamada pública de apoio a eventos científicos presenciais realizados no Brasil. A iniciativa vai conceder auxílio financeiro de até R$ 20 mil para instituições e universidades que tenham eventos programados entre janeiro e junho de 2023. Para se inscrever, é preciso preencher um formulário e enviar um projeto detalhado de proposta, bem como o restante da documentação exigida no edital, para o e-mail inctmat@impa.br até 1º de setembro.  

O objetivo da iniciativa, financiada pelo CNPq e pela FAPERJ, é promover e divulgar a matemática e suas aplicações. A seleção vai priorizar propostas que reflitam de forma adequada a diversidade de gênero e regional da comunidade matemática no Comitê Científico, Comissão Organizadora e relação de palestrantes. 

Leia mais: Em resultado inédito, Brasil leva dois ouros na IMO
Cadastro aberto para Programa de Pós-Doutorado de Verão 2023
IMPA 70 anos: OBMEP é fonte de oportunidades na educação

Os critérios avaliados pela chamada são: qualidade científica e acadêmica, relevância científica do evento em relação ao contexto local, impacto do projeto no desenvolvimento local e regional, confiabilidade do orçamento estimado, compromisso financeiro de instituições locais e comprometimento com a diversidade na comunidade matemática.

As propostas serão analisadas pelo Comitê Gestor do INCTMat e o resultado divulgado até 1º de novembro de 2022. Para mais informações, acesse a página da chamada.

Leia também: Letícia Mattos leva menção honrosa no Prêmio Gutierrez
Na Folha, Viana comenta a entrega da medalha Fields