Evento na Casa Firjan reúne dança, tecnologia e matemática
A matemática faz parte do cotidiano e está presente em diferentes aspectos, mas até mesmo na dança? No evento VFXRio Dance, em 7 e 8 de setembro, na Casa Firjan, em Botafogo, o pesquisador do IMPA Luiz Velho comprova que sim. O evento contará com diferentes keynotes e workshops que exploram dança e tecnologia. Com o objetivo de fomentar a troca de conhecimento e a elaboração de novos projetos, a programação conta com a participação de acadêmicos, representantes da indústria audiovisual, jogos eletrônicos e dança.
A palestra de Luiz Velho será em 7 de setembro, às 13h30, e apresentará o sistema computacional desenvolvido no Laboratório Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA) para a criação de espetáculos de dança. O modelo que será explicado faz parte da pesquisa de mestrado de Adriana Schulz, sob a supervisão do pesquisador.
Leia mais: Medalhista da OBMEP defende tese de doutorado no IMPA
Relembre vencedores do Prêmio IMPA em ‘Divulgação Científica’
Seminário de Geometria reúne pesquisadores internacionais
O projeto permite a criação de performances virtuais em grupo e a visualização de coreografias reais. Usa capturas de movimentos de sequências de dança sincronizadas com uma trilha musical e adapta métodos de síntese de movimento para controle do grupo de dançarinos no palco, incluindo a criação de formações e o seguimento de trajetórias. Além disso, a plataforma integrada possibilita a colaboração entre artistas, permitindo que o espetáculo evolua naturalmente a partir de contribuições iterativas de dançarinos, músicos e coreógrafos.
“É um evento inédito no Brasil e muito interessante. Minha palestra é de um trabalho revolucionário realizado no Visgraf por uma ex-aluna de mestrado, atualmente professora na Universidade de Washington. É um sistema para você criar shows de dança com envolvimento de todos que criam um espetáculo e o uso de tecnologia, como síntese de imagens e captura de movimento. O sistema foi testado e também utilizado por outras pessoas”, conta o pesquisador.
A palestra de abertura será com Gilles Jobin, coreógrafo suiço e fundador da Cie Gilles Jobin. Em sua apresentação, remota, ele vai explorar a interseção entre tecnologia em tempo real e performances, através de um espetáculo de dança transmitido com realidade virtual.
O VFXRIO acontece em 7 e 8 de setembro, na Casa Firjan, em Botafogo, no Rio de Janeiro. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site.
Leia também: IMPA abre chamada pública para bolsa de pesquisa PCI
MCA está com inscrições abertas para sessões especiais