Navegar

05/02/2024

Estão abertas as inscrições para a 19ª OBMEP 2024

A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) abriu nesta segunda-feira (5) as inscrições para a sua 19ª edição. Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a maior competição científica do país reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas podem participar. As inscrições são feitas exclusivamente pelas escolas na página da OBMEP, www.obmep.org.br, e o prazo vai até 15 de março.

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, destaca a importância da competição científica ao longo dos anos. “Hoje, cada vez mais, vemos os resultados em olimpíadas de conhecimento serem utilizados como parâmetro de desempenho acadêmico, por exemplo nas admissões em cursos de graduação, como o IMPA Tech. É mais uma vitória do espírito que presidiu à criação da OBMEP pelo IMPA quase duas décadas atrás.”

A competição irá distribuir 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Os alunos premiados nacionalmente são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos participantes de escolas públicas que integram o programa. 

Para estimular cada vez mais a participação dos estudantes, a OBMEP também irá premiar alunos com melhor desempenho estadual. Pelo menos, 20,5 mil medalhas estaduais vão ser distribuídas. Importante destacar que a  premiação estadual não permite acesso ao PIC.

Neste ano, a olimpíada homenageia os 100 anos dos cientistas Johanna Döbereiner e César Lattes, cujas descobertas mostram o alto nível de produção científica no Brasil. “Quem sabe essas histórias não despertam vocações para a pesquisa no país”, destaca Claudio Landim, coordenador-geral da OBMEP e pesquisador do IMPA. 

Leia mais: Divulgação de resultado para vaga de Especialista de TI 1
Folheações Holomorfas é tema de tese de Mateus Figueira
IMPA realiza Workshop em Computação Quântica

Como se inscrever 

A inscrição é feita exclusivamente pelas escolas que devem preencher a ficha disponível no site da OBMEP, informar o código MEC/INEP e criar uma senha. No regulamento, os representantes das instituições vão encontrar todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para participação na OBMEP. Clique aqui para acessar o regulamento.

A olimpíada ocorre em duas fases, sendo a primeira composta de uma prova objetiva de 20 questões e a segunda de uma prova discursiva de 6 questões. A 1ª fase da OBMEP será realizada em 4 de junho e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 19 de outubro. 

As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita em 2 de agosto e a divulgação dos premiados em 20 de dezembro.

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

A OBMEP contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada busca melhorar a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

Leia mais: Folha: ‘Uma absoluta maravilha matemática’
Quanta Magazine entrevista Luna Lomonaco