Navegar

15/06/2018

Equipes olímpicas se reúnem para treinamento em SP

O último treinamento de estudantes para olimpíadas internacionais de 2018, promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em parceria com instituições privadas, acontecerá de 18 de junho a 1º de julho, no Colégio Etapa, campus Vila Mariana, em São Paulo (SP).

Foram convidados para o treinamento 42 estudantes, dos quais 28 são financiados pelo IMPA e integram as equipes que disputarão três importantes competições internacionais: IMO (Olimpíada Internacional de Matemática), Cone Sul e OMCPL (Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Leia também: Obstáculos pouco visíveis para mulheres nas Ciências Exatas
No G1, presos retomam estudos e participam da OBMEP
Aprender matemática pode e deve ser prazeroso

 

IMO

Principal competição internacional de Matemática, a IMO terá um treinamento específico para o sexteto que representará o Brasil na Romênia.

Lucas Hiroshi Hanke Harada, Bruno Brasil Meinhart, Pedro Gomes Cabral, Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, Bernardo Peruzzo, André Yuji Hisatsuga e mais quatro estudantes com chances de integrar a equipe brasileira no próximo ano treinarão em separado de 18 até 26 de junho.

No período de 27 de junho a 1º de julho, eles dividirão as atenções e os treinos com mais três turmas: as equipes que irão à Cone Sul e à OMCPL e o time da OBMEP – Nível 2.

A equipe OBMEP é formada por 14 estudantes de oito Estados – Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás, selecionados entre os 480 que fizeram a prova seletiva. O destaque é para o município de Marechal Floriano (ES), que terá três representantes no treinamento.

 

Programa Acadêmico

Durante o período de treinamento, os jovens ficarão hospedados em São Paulo, em hotel próximo ao Colégio Etapa, e terão aulas técnicas de resolução de problemas e farão simulados das provas internacionais.

Leia também: Prova da OBMEP reuniu alunos de mais de 54 mil escolas
Roda de Matemática ensina crianças a amar a disciplina
Pesquisadora usa Matemática no combate ao câncer