Navegar

5 de junho de 2018, 16:43h

Prova da OBMEP reuniu alunos de mais de 54 mil escolas

De Norte a Sul do país, ao menos 18,2 milhões de estudantes de escolas públicas e particulares se depararam, nesta terça-feira (5), com o mesmo desafio: solucionar as 20 questões de múltipla escolha da 1ª fase da 14ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), realizada pelo IMPA desde 2005, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

De caráter eliminatório, a prova da maior competição científica do país foi aplicada em mais de 54 mil instituições de ensino em 99,55% dos municípios brasileiros – número recorde de estabelecimentos inscritos.Os alunos classificados nesta etapa farão a 2ª fase, discursiva, em 15 de setembro. 

Leia também: Nesta terça, 18,2 milhões de alunos farão a prova da OBMEP
‘Momento de crise e de desafios para a ciência brasileira’
Roda de Matemática ensina crianças a amar a disciplina

“Mais de 18,2 milhões de estudantes de todo o país realizaram com sucesso a prova da primeira fase da OBMEP nesta terça-feira, coroando mais uma edição da competição, que, pelo segundo ano consecutivo, conta com a participação de mais 425 mil alunos de escolas privadas”, destacou o diretor-adjunto do IMPA, Claudio Landim, coordenador-geral da OBMEP.

Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos, incentivando-os a ingressar nas áreas científicas e tecnológicas, e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. 

Elaborada em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade _ N1 (6º e 7º anos do Fundamental); N2 (8º e 9º anos do Fundamental); e N3 (qualquer ano do Ensino Médio) _, a prova é realizada na própria escola inscrita na OBMEP 2018, que será responsável pela aplicação e correção, de acordo com as instruções e os gabaritos elaborados pelo IMPA. 

A OBMEP manterá a quantidade de premiações a alunos de escolas públicas registrada nas edições anteriores (500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e até 46.200 menções honrosas). Também serão premiados estudantes de escolas particulares (75 ouros, 225 pratas, 675 bronzes e até 5.700 menções honrosas). A divulgação dos vencedores está marcada para 21 de novembro. Premiados com medalha de ouro, prata ou bronze garantem o ingresso em programas de iniciação científica.

Realizada pelo IMPA desde 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

 
Biênio da Matemática

A OBMEP integra as atividades do Biênio da Matemática Gomes de Sousa 2017-2018. Ao longo deste ano, será realizada uma série de ações nacionais e internacionais que buscam, entre outros objetivos, incentivar o estudo da disciplina, popularizá-la e promover atividades que contribuam para aproximar o público e a Matemática. Entre eles, o mais importante encontro da área, o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, em inglês), em agosto.

Leia também: IMPA convoca equipes olímpicas para treinamento em SP
Problema matemático intriga a humanidade há 276 anos
Aberto credenciamento de imprensa para ICM 2018