Navegar

05/04/2019

Equipe feminina disputa, em Kiev, olimpíada de Matemática

No embarque, Luize faz registro da equipe: Bruna, Mariana, Ana Beatriz, Maria Clara e a líder Deborah

De malas prontas, a equipe brasileira de Matemática embarcou nesta sexta-feira (5) para Kiev (Ucrânia), onde participará da 8ª European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO). O time é formado por Ana Beatriz Cavalcante Pires de Castro Studart, de Fortaleza (CE); Maria Clara de Lacerda Werneck, do Rio de Janeiro (RJ); Mariana Bigolin Groff, de Frederico Westphalen (RS); e Bruna Arisa Shoji Nakamura, de Indaiatuba (SP).

A equipe é liderada por Deborah Barbosa Alves, de São Paulo (SP), e vice-liderada por Luize Mello D’ Urso Vianna, do Rio.  A participação do Brasil na 8ª edição da EGMO, que acontecerá entre 7 e 13 de abril, foi financiada pelo IMPA, pela SBM e pelas escolas das alunas participantes.

Leia também: ‘IMPA de Portas Abertas’ divulga as maravilhas da Matemática
Blog Ciência & Matemática: por que é boa ideia ser matemático?
Prêmio Respostas para o Amanhã abre inscrições

“Estamos muito animadas para a olimpíada. O treinamento foi intenso, com aulas no colégio, conversas, planos individuais de estudo, lista de exercícios e, claro, muita motivação. Estamos com uma boa expectativa”, disse Deborah.

Esta é terceira vez que a equipe brasileira participa da EGMO. Neste curto período, o país já soma quatro medalhas de bronze, duas de prata e uma menção honrosa. O Brasil foi convidado a participar da olimpíada após ascender à elite da Matemática mundial e demonstrar um bom desempenho em competições internacionais.

Leia também: Marcelo Viana vence Prêmio CBMM de Ciência
Marcelo Viana faz palestra no Maths Day for Development