Navegar

21/12/2018

Divulgados os nomes dos premiados na 40ª OBM

Participantes da 40ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) já podem comemorar o Natal sem tanta ansiedade. Saiu, nesta sexta-feira (21), a lista de premiados da competição, que reuniu mais de 1,5 mil estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país, além de universitários.

O nome dos 307 premiados com medalhas de ouro, prata e bronze ou menções honrosas pode ser consultado no site da OBM, olimpíada criada em 1979 pelo IMPA, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Leia também: Matemáticos protagonistas (ainda) são raríssimos na ficção
Lançado edital dos Polos Olímpicos de Treinamento 
IMPA lança o projeto Meninas Olímpicas, com apoio do CNPq

Nesta edição da competição da OBM, que reúne alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Universitário, houve 307 premiados no total: 83 do nível 1 (6º e 7º anos); 77 do nível 2; 80 do Nível 3 (ensino médio); e 67 do nível universitário.

Os premiados serão convidados a participar dos processos seletivos para vagas nas equipes que representam o Brasil em competições internacionais, como a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), a Olimpíada Ibero-americana e a Olimpíada do Cone Sul.

Semana Olímpica 2019

Se você é um dos premiados da OBM, não marque compromisso para o período de 20 a 26 de janeiro. O ótimo desempenho na competição garante convite para participar da 22ª Semana Olímpica, que será realizada em Anápolis (GO).

O evento reúne treinamento intensivo, palestras sobre as diferentes olimpíadas de Matemática realizadas em outros países e testes de seleção para vagas nas equipes brasileiras que irão representar o Brasil em três competições internacionais: 8ª European Girl´s Mathematical Olympiad (EGMO); 30ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul e 9ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP).

Leia também: Matemático pode estampar nova nota de 50 libras no Reino Unido
IMPA expõe a única peça de Gömböc no Brasil
Em Cocal dos Alves (PI), a matemática virou queridinha