Navegar

27 de novembro de 2018, 15:41h

Matemático pode estampar nova nota de 50 libras no Reino Unido

O Banco da Inglaterra, uma espécie de Banco Central do Reino Unido responsável pela emissão de notas, abriu uma enquete popular para escolher a “cara” da nova nota de 50 libras esterlinas. A população deve escolher um personagem que tenha contribuído para os campos da ciência pura ou aplicada. Até o dia 14 de dezembro, vai ser possível indicar personalidades das áreas de astronomia, biologia, biotecnologia, química, engenharia, matemática, pesquisa médica, física, tecnologia e zoologia.

Quase 175 mil nomes foram indicados, dos quais 114 mil preencheram os critérios para a lista de elegíveis.  De acordo com o banco, a decisão será tomada com base nos pontos fortes dos personagens, não em quantas indicações eles receberem. A instituição também levará em consideração os antigos “rostos” que já estamparam a nota de 50 libras. Um comitê com quatro especialistas no campo da ciência se juntarão aos membros permanentes do Comitê Consultivo para Personagens de Notas, que fará uma seleção dos nomes indicados pelo público para que o governo tome a decisão final.

Leia também: Raio-X desvenda os segredos da máquina decifrada por Turing
IMPA expõe a única peça de Gömböc no Brasil
Em Cocal dos Alves (PI), a matemática virou queridinha

Na lista aparecem nomes famosos da matemática britânica, como Ada Lovelace, Alan Turing, Bertrand Russel, Charles Babbage, Godfrey H. Hardy, James Joseph Sylvester, John Wallis, só para citar alguns. A campanha ainda incentiva que crianças desenhem suas próprias cédulas e as disponibilizem no Twitter (@bankofengland) com a hashtag  #ThinkScience.

 O Banco da Inglaterra anunciará o personagem da nota de 50 libras em 2019, juntamente com o novo layout da cédula. Confira o vídeo da campanha que tem o matemático Isaac Newton e o naturalista Charles Darwin como garotos-propaganda:

Leia também: Olimpíada de Matemática anuncia premiados
Emmy Noether, ‘pai’ da álgebra moderna
O herói matemático do quadrinista Stan Lee