Navegar

08/07/2020

Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador é nesta quarta (8)

O termo “ciência” costuma ser usado para designar conhecimentos sistematizados que tentam compreender verdades ou leis naturais para explicar o funcionamento do universo. Parece uma missão pretensiosa, mas a ciência está ligada à quase todas as etapas do nosso dia, desde a cafeteira que prepara nosso café até o aplicativo que informa sobre o trânsito nos trajetos que percorremos para chegar ao trabalho. Para incentivar a atividade científica e destacar sua importância para o desenvolvimento do país, foi criado o Dia Nacional da Ciência, celebrado nesta quarta-feira, 8 de julho.

Instituído pela Lei nº 10.221, de 18 de abril de 2001, o Dia Nacional da Ciência é também uma homenagem à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fundada em 8 de julho de 1948. Desde então a entidade é um dos pilares que sustentam a atividade científica no país. Sete anos depois, a data também passou a homenagear quem faz ciência com a criação do Dia Nacional do Pesquisador (Lei nº 11.807 de 13  de novembro de 2008).

Leia mais: IMPA comemora Dia da Ciência e do Pesquisador com webinar
Estudo prevê 160 mil óbitos por Covid-19 no Brasil até outubro
Aos 12 anos, Catarina ensina matemática pelo YouTube

A dupla comemoração costuma movimentar anualmente uma série de feiras e atividades que lançam luz à produção de pesquisa científica brasileira, estimulando jovens a se interessarem por ciência e levando a produção do país nesta área ao alcance do público geral. Com a pandemia do novo coronavírus, as celebrações deste ano tiveram que ser adaptadas ao formato virtual.

Esta foi a escolha do IMPA, que promove nesta quarta-feira (8), às 11h, o webinar “Ciência e Matemática: da crise ao desenvolvimento” em homenagem à data. Transmitido no canal do YouTube do instituto, o encontro terá a participação do diretor-adjunto do IMPA, Claudio Landim, de Marcia Barbosa, pesquisadora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e de Claudia Sagastizábal, pesquisadora do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp. Os pesquisadores vão debater o papel da ciência, o trabalho e rotina de um pesquisador científico

A SBPC, que comemora o seu 72º aniversário, também organiza uma live de lançamento do livro “Ciência para o Brasil – 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)” nesta quarta-feira (8). O encontro será transmitido às 17h no canal do YouTube e no Facebook da organização. Os participantes da live são o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, o bioquímico Jorge Almeida Guimarães e o físico José Goldemberg.

Para desmistificar a figura do cientista e explicar como a ciência é feita, o Instituto Serrapilheira lança a hashtag #CientistaTrabalhando, incentivado pesquisadores, jornalistas e divulgadores científicos a ocuparem as redes sociais e veículos de mídia. Durante o mês de julho, colunistas da imprensa vão ceder seus espaços para abordar temas relacionados ao processo científico, tanto com textos escritos por eles próprios quanto por cientistas convidados. 

A programação é extensa e tem atividade para todos os gostos. O importante é não ficar de fora da festa!

Leia também: Marcelo Viana fala de sistemas dinâmicos em live da SBM
Na Folha, Viana aborda a natureza ondulatória da matéria