Navegar

12/08/2021

Curso do IMPA trata do conceito de informação em probabilidade

Imagem: Pixabay

Aplicativos de banco, de exercício físico, agenda, redes sociais. Nossos aparelhos telefônicos condensam um número inimaginável de dados. Em um mundo cada vez mais conectado, a Teoria da Informação – campo da matemática que estuda a quantificação, armazenamento e comunicação da informação – representa um conhecimento fundamental para as telecomunicações. Alinhado com o desenvolvimento da área, o IMPA terá, ao longo do segundo semestre, uma disciplina de mestrado e doutorado para discutir esse tema, especialmente no contexto da probabilidade. As aulas começaram nesta quarta-feira (11), e as inscrições estão abertas até 25 de agosto.

“A teoria da informação é encontrada em diversas áreas da probabilidade e suas aplicações. Desde inferência estatística, compressão de dados e telecomunicações, seus princípios são sempre presentes. A ideia da matéria é despertar no aluno uma apreciação do conceito de informação, e como isto pode se relacionar a diversos outros problemas”, comenta o professor da disciplina, Lucas Nissenbaum.

Leia mais: Prefeitura do Rio e IMPA lançam Olimpíada Carioca de Matemática
Tv Globo relaciona Olimpíada de Tóquio com ‘atletas’ da OBMEP
Na Folha, a curiosa relação entre casamento e logaritmos 

Um dos pontos principais da ementa do curso é tentar descobrir quanta informação contém uma variável aleatória, e interpretar a entropia desta variável. As aulas são destinadas a alunos com interesse em probabilidade, estatística e comunicação. Para uma melhor compreensão do conteúdo, é importante ter conhecimento em análise e probabilidade, especialmente em distribuições, valor esperado, lei dos grandes números e processos estocásticos.

O curso acontece às quartas e sextas-feiras, às 9h. A primeira aula foi gravada e está disponível para os alunos que não puderam assistir. Engenheiro eletricista pela Universidade Cornell, Nissenbaum fez mestrado e doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), em engenharia elétrica e ciência da computação. Além de ministrar a disciplina de Teoria de Informação na pós-graduação do IMPA, o engenheiro também participa de projetos do Centro de Projetos e Inovação do instituto (Centro Pi).

Leia também: Em palestra, Villani fala sobre convergência para o equilíbrio
No blog Ciência & Matemática: António Aniceto Monteiro