Curso do IMPA trata do conceito de informação em probabilidade
Aplicativos de banco, de exercício físico, agenda, redes sociais. Nossos aparelhos telefônicos condensam um número inimaginável de dados. Em um mundo cada vez mais conectado, a Teoria da Informação – campo da matemática que estuda a quantificação, armazenamento e comunicação da informação – representa um conhecimento fundamental para as telecomunicações. Alinhado com o desenvolvimento da área, o IMPA terá, ao longo do segundo semestre, uma disciplina de mestrado e doutorado para discutir esse tema, especialmente no contexto da probabilidade. As aulas começaram nesta quarta-feira (11), e as inscrições estão abertas até 25 de agosto.
“A teoria da informação é encontrada em diversas áreas da probabilidade e suas aplicações. Desde inferência estatística, compressão de dados e telecomunicações, seus princípios são sempre presentes. A ideia da matéria é despertar no aluno uma apreciação do conceito de informação, e como isto pode se relacionar a diversos outros problemas”, comenta o professor da disciplina, Lucas Nissenbaum.
Leia mais: Prefeitura do Rio e IMPA lançam Olimpíada Carioca de Matemática
Tv Globo relaciona Olimpíada de Tóquio com ‘atletas’ da OBMEP
Na Folha, a curiosa relação entre casamento e logaritmos
Um dos pontos principais da ementa do curso é tentar descobrir quanta informação contém uma variável aleatória, e interpretar a entropia desta variável. As aulas são destinadas a alunos com interesse em probabilidade, estatística e comunicação. Para uma melhor compreensão do conteúdo, é importante ter conhecimento em análise e probabilidade, especialmente em distribuições, valor esperado, lei dos grandes números e processos estocásticos.
O curso acontece às quartas e sextas-feiras, às 9h. A primeira aula foi gravada e está disponível para os alunos que não puderam assistir. Engenheiro eletricista pela Universidade Cornell, Nissenbaum fez mestrado e doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), em engenharia elétrica e ciência da computação. Além de ministrar a disciplina de Teoria de Informação na pós-graduação do IMPA, o engenheiro também participa de projetos do Centro de Projetos e Inovação do instituto (Centro Pi).
Leia também: Em palestra, Villani fala sobre convergência para o equilíbrio
No blog Ciência & Matemática: António Aniceto Monteiro