Navegar

09/02/2024

Curso de Verão atrai quase 60 alunos estrangeiros

Foi um estudante brasileiro em Moscou que contou para Nuraddin Adigozalov sobre o IMPA, um instituto de matemática de prestígio mundial, no Rio de Janeiro. Não demorou muito tempo para o jovem nascido no Azerbaijão desembarcar na cidade. 

Nuraddin é um dos 57 estudantes internacionais que estão presentes no Curso de Verão 2024, que começou em 2 de janeiro e vai até 3 de março.

Os professores e os alunos são motivados. Há um ambiente de aprendizado maravilhoso aqui, as pessoas do instituto são muito hospitaleiras e gentis. Para mim, um estudante do Azerbaijão, um país muito distante, isso é muito importante”, disse.

E depois de finalizar o Curso de Verão, Nuraddin seguirá no IMPA no Programa de Mestrado em Matemática Aplicada. Ele aproveita essa etapa do Verão para conhecer melhor o instituto e  se adaptar ao Rio de Janeiro, uma cidade que ele descreve como “grande e desafiadora”.

Da Turquia para os corredores do IMPA ou quase isso. Narcicegi Kiran é doutoranda do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP (ICMC/USP) e está no Brasil desde o final de 2022.

Leia mais: Folha: ‘A matemática descobriu a antimatéria’
O Globo destaca currículo inovador do IMPA Tech
IMPA abre processo seletivo para vaga de analista administrativo

Antes mesmo de pisar no país já conhecia o IMPA. “Graças a sua reputação internacional, especialmente em sistemas dinâmicos, eu já planejava uma visita ao instituto”, contou Narcicegi.

A jovem revelou que mesmo estudando na USP, ainda enfrenta barreiras com o idioma. “Queria fazer parte do IMPA por um tempo, sendo assim o Curso de Verão que é bastante intensivo foi uma excelente oportunidade para conhecer ”.

O prestígio internacional do IMPA, especialmente na área de sistemas dinâmicos, também atraiu o argelino Hamza Ousneli. Cursando o doutorado no International Centre for Theoretical Physics (ICTP), soube do programa de verão do IMPA pelo seu supervisor. 

“Eu descreveria o IMPA como um ótimo lugar para fazer matemática. Há uma atmosfera muito dinâmica, cheia de matemáticos entusiasmados e dispostos a compartilhar seu tempo explicando, discutindo problemas de matemática, o que é bastante estimulante!”, disse Hamza.

Para o doutorando, o Curso de Verão oferece uma valiosa oportunidade de reunir pessoas com importantes contribuições e conhecimento. 

Leia mais: IMPA recebe inscrições para o Prolímpico até 22 de fevereiro
Estão abertas as inscrições para a 19ª OBMEP 2024
Folheações Holomorfas é tema de tese de Mateus Figueira